Pneus reciclados: qual o melhor destino?Muitos de nós já viu imagens nos noticiários de incêndios de grandes proporções envolvendo pilhas de pneus descartados. Estes incêndios podem se alastrar por dias, semanas ou meses até, deixando um rastro de poluição no solo, no ar e nas águas. Entretanto, os pneus descartados podem se tornar uma relíquia para a produção de novos produtos a partir dos pneus reciclados. Os pneus reciclados servem como combustível em substituição ao petróleo e aos combustíveis fósseis, sendo potencialmente recuperáveis o suficiente para incentivar a procura por parte dos consumidores. Há uma série de outros usos para os pneus reciclados, que vão desde a confeccção de calçados e roupas a segurança à materiais de construção.

Outras indústrias, tais como de produção de aço e vidro, utilizam os pneus reciclados para suprir sua demanda de carvão ou suas fontes de combustível de gás natural. Antes de serem processados na reciclagem, os pneus devem passar por um método de trituração, antes de seu transporte para os equipamentos de alimentação de fornos industriais.

A fim de cumprir rigorosas normas ambientais, muitos aterros sanitários deve fornecer uma cobertura segura para abrigar os resíduos sólidos e evitar a contaminação de áreas adjacentes e do meio ambiente, como um todo. Em vez de usar uma camada de terra para um aterro, alguns centros de operações de aterros sanitários aproveitam agora uma camada feita de pneus reciclados.
Pneu reciclado na fabricação de móveis

Até mesmo no lazer o processo de reciclagem de pneus tem uma grande serventia. Alguns estabelecimentos, como os parques infantis e em playgrounds, as empresas que projetam esses locais utilizam os pneus triturados reciclados para desenvolver brinquedos e peças de proteção para amortecer a queda de uma criança ou reduzir o impacto do equipamento de recreio. Recentemente, a borracha de pneus reciclados foi combinado com outros ligantes e espuma para produzir uma esteira de segurança sólida para parques infantis.

Mesmo alguns fabricantes de roupas já descobriram os benefícios da utilização dos pneus de reciclagem. Diversos materiais compostos de pneus reciclados são utilizados para proteção dos trabalhadores de áreas industriais mais perigosas, como no caso das mineradoras e nos trabalhos de soldagem. O pneum reciclado é empregado para formar a sola de borracha de tênis e botas de proteção, além de servirem de matéria-prima para a confeccção de roupas à base de borracha e outros acessórios, como capas de chuva, botas, chapéus e bonés.

Um recente uso de pneus reciclados pode tornar-se uma forte tendência nas grandes cidades. A tradicional pavimentação de ruas e vias públicas com o concreto já pode ser substituída por asfalto constituído com base nos pneus reciclados e outros materiais agregados. Estudos indicam que esse material de construção é mais resistente aos danos causados pelas raízes das árvores e pela própria ação do tempo e de produtos químicos, pois proporcionam mais estabilidade ao asfaltamento. Embora o custo de produção do asfalto-borracha, ou asfalto ecológico, seja mais alto, sua durabilidade e pouca necessidade de manutenção compensam os investimentos em curto período de tempo.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente