Como máquinas fresadoras funcionamAs fresadoras são ferramentas destinadas à usinagem de metal, madeira e outros materiais sólidos. Muitas vezes as máquinas fresadoras são automatizadas, e podem ser posicionadas verticalmente ou horizontalmente, para esculpir os materiais com base em um projeto preexistente. Máquinas fresadoras são capazes de movimentos dinâmicos, tanto da ferramenta quanto da peça, podendo executar usinagens de múltiplos eixos.

Devido às variações na operação, orientação e aplicação, as fresadoras têm diferentes funções e princípios de funcionamento.

Trabalho feito com ferramentas

Máquinas fresadoras podem ser equipadas com várias ferramentas de fresas para realizar processos de usinagem diferentes. Algumas dessas fresas, incluem cortadores, moinhos de arredondamento, moinhos canelados e fresas de bola. Algumas máquinas de usinagem têm uma ferramenta de giro que pode ser mudada dependendo da necessidade ou para a execução de uma tarefa programada por um computador.

O trabalho feito com as diferentes ferramentas usadas em máquinas de usinagem é baseado no material e na forma desejada. Materiais como a madeira e o aço têm diferentes propriedades físicas, fazendo com que sejam necessários diversos tipos de brocas para o correto funcionamento da máquina ao tratar esses materiais. Usar as ferramentas adequadas para cada material é necessária para evitar que as fresas, a própria máquina ou as peças sejam danificadas.

Máquinas fresadorasA broca, também chamada de cortador, é uma ferramenta básica em uma máquina fresadora. A broca roda rapidamente para cortar e dar forma aos materiais. O cortador é anexado a um mandril que pode variar de tamanho e é usado para manter o corte com firmeza.

Geralmente, os dentes são posicionados em uma orientação para cima, para baixo, ou angular em uma orientação helicoidal. Fresas com dentes retos são preferíveis em operações com materiais mais densos, enquanto os dentes helicoidais podem criar cortes lisos em materiais macios. Cortadores estão sujeitos a diferentes padrões de tamanho.

Tipos de fresadoras

Fresadoras são categorizadas por sua orientação às suas peças e seu grau de movimento.

Fresadora tipo joelho

As fresadoras do tipo joelho empregam um espaço de trabalho vertical apoiado por um joelho, que é um pedaço ajustável na vertical. O joelho suporta uma sela de torno e pode ser ajustado para permitir um espaço de trabalho personalizado.

Fesadora vertical ou horizontal

Fresadora com uma superfície padrão de trabalho pode ser orientada verticalmente ou horizontalmente. As ferramentas geralmente são afixadas em uma torre giratória, normalmente posicionada paralelamente ao trabalho. A torre giratória permite que a ferramenta se mova livremente ao redor da peça.

Fresadora horizontal universal

A fresadora horizontal universal é diferente do tipo comum horizontal, porque tem um mandril giratório na mesa que permite sair dos 45 graus da posição horizontal padrão. Este movimento da peça permite operações de fresagens angulares ou helicoidais mais fáceis.

Fresadora ferramenteira

Esta fresadora é muito versátil, pois trabalha com movimentos do cabeçote vertical e horizontal na mesa. É utilizada para trabalho em peças pequenas e com formato complicado. A mesa pode oferecer também inclinação vertical.

Fresadora faceadora

Esta fresadora é usada para faceamento de grandes lotes de peças. É uma máquina muito robusta e de poucos recursos.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos