Tipos de rolamentos e como funcionamDe um modo geral, um rolamento é um dispositivo usado para permitir o movimento rotacional ou linear, reduzindo o atrito e o estresse. Semelhante a roda, os rolamentos são literalmente dispositivos que podem rolar, e servem para reduzir o atrito entre a superfície do rolamento e a superfície que está sendo rolada. É muito mais fácil de mover, tanto de forma linear ou rotativa, quando o atrito é reduzido, fazendo com que a velocidade e a eficiência sejam maiores.

Como funciona um rolamento

A fim de atender a todas as funções, os rolamentos fazem uso de uma estrutura relativamente simples: uma roda, com uma superfície interna e externa de metal liso, é usada como auxiliar no rolamento. Uma esfera própria carrega o peso da carga impulsionando a rotação do rolamento. No entanto, nem todas as cargas colocam a força em um rolamento da mesma maneira. Existem dois tipos diferentes de carregamento: radial e axial.

A carga radial, como em uma polia, simplesmente coloca o peso sobre o rolamento, fazendo com que ele gire como resultado da tensão. A carga de empuxo é significativamente diferente, e põe o stress sobre o rolamento de uma forma totalmente diferente. Se um rolamento é girado em seu próprio eixo e sujeito a uma força neste ângulo, é chamado de carga de empuxo. Um rolamento que é usado para apoiar um tamborete de barra é um exemplo de um rolamento que está sujeito apenas a carga de empuxo.

Rolamento animadoMuitos rolamentos são propensos a experimentar cargas radiais e axiais. Pneus de carro, por exemplo, carregam uma carga radial ao dirigir em linha reta: os pneus rolam para frente em uma maneira rotatória em conseqüência da tensão e do peso que estão suportando. No entanto, quando um carro circunda um canto, está sujeito a carga de empuxo, pois os pneus não estão mais indo apenas de forma radial e as curvas forçam o peso no lado do rolamento.

Tipos de rolamentos

Existem inúmeros tipos de rolamentos que são projetados para lidar com a carga radial, a carga de empuxo, ou alguma combinação dos dois. As aplicações diferentes exigem rolamentos que são projetados para lidar com tipos específicos de carga e quantidades diferentes de peso, as diferenças entre tipos de rolamentos referem-se ao tipo e à capacidade de lidar com o peso.

Rolamentos de esfera

Os rolamentos de esferas são extremamente comuns, pois eles podem lidar com ambas as cargas, radiais e axiais, mas só podem suportar uma pequena quantidade de peso. Eles são encontrados em uma ampla gama de aplicações, tais como patins e até mesmo em discos rígidos, mas são propensos a deformações se forem sobrecarregados.

Rolamentos de rolo

Rolamentos são projetados para transportar cargas pesadas, o rolo principal é um cilindro, o que significa que a carga é distribuída por uma área maior, permitindo que o rolamento lide com grandes quantidades de peso. Essa estrutura, no entanto, significa que o rolamento pode suportar cargas radiais, principalmente, mas não é adequado para cargas axiais. Para aplicações onde o espaço é um problema, um rolamento de agulhas pode ser utilizado. Os rolamentos de agulha trabalham com cilindros de pequeno diâmetro, por isso são mais fáceis de encaixar em aplicações menores.

Rolamento de bola

Este tipo de rolamentos é projetado para lidar com cargas de impulso, quase exclusivamente em aplicações de baixa velocidade e de baixo peso. Tamboretes de bar, por exemplo, fazem uso de rolamentos de esferas para suportar o assento.

Rolamentos de rolo de pressão

Rolamentos de rolo de pressão, bem como rolamentos de esferas, lidam bem com cargas de pressão. A diferença, porém, reside na quantidade de peso que o rolamento pode suportar: rolamentos de rolos podem suportar maiores quantidades de carga de empuxo e são encontrados em transmissões de carros, onde são utilizados para apoiar as engrenagens helicoidais. A sustentação em geral, é uma aplicação comum em rolamentos de rolo.

Rolamentos de rolo afilado

Este estilo de rolamento é projetado para lidar com grandes cargas radiais e axiais. Como resultado de sua versatilidade com carga, eles são encontrados em eixos de carros, devido à quantidade extrema de cargas radiais e axiais que as rodas do carro têm que transportar.

Rolamentos especiais

Existem vários tipos de rolamentos que são fabricados para aplicações específicas, tais como rolamentos magnéticos e rolamentos de rolos gigantes. O rolamento magnético é encontrado em dispositivos de alta velocidade, como não tem partes móveis, mantém uma estabilidade que lhe permite oferecer suporte a dispositivos que se movam rapidamente. Os rolamentos de rolos gigantes são usados para mover cargas extremamente grandes e pesadas, tais como construções e grandes componentes estruturais.

Mais notícias e artigos relacionados a rolamentos:


Diferentes tipos de rolamentos e o rolamento fluido

Detecção de falhas prematuras de lubrificação nos rolamentos
Como evitar falhas prematuras nos rolamentos
Instalação de rolamentos, como fazer a preparação
Rolamentos de metal sinterizado

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica