Vantagem do uso de FPSO na indústria offshore

Vantagem do uso de FPSO na indústria offshoreUm FPSO é um navio flutuante de produção, armazenamento e descarregamento de materiais como petróleo e gás, sendo muito utilizado na indústria naval e no setor offshore. O FPSO para estoque de petróleo e gás utiliza o sistema de processamento e armazenamento de petróleo e gás antes de qualquer descarga para um navio-tanque, ou serve para o transporte desses materiais para um gasoduto. Uma grande vantagem do uso de FPSO na indústria offshore é que ele trabalha em conjunto com uma plataforma de petróleo / gás ou um modelo de submarino. Em seguida, ele processa e armazena o óleo / gás para descarga sempre que for necessário.

Outro ponto positivo em relação ao uso do FPSO se aplica em locais de águas profundas ou em lugares remotos. Nestas situações, o emprego de um FPSO offshore é, portanto, uma solução mais conveniente e prática do que os métodos mais tradicionais, sendo mais rentável para as empresas desse segmento também.

Nos campos de petróleo onde a instalação de infra-estrutura é bastante cara, a utilização de sistemas de FPSOs acaba sendo uma alternativa bem atraente. Em situações como esta o FPSO como uma plataforma offshore é muitas vezes a única alternativa lausível, especialmente se o local é distante e em águas profundas, onde a instalação de uma plataforma rígida não pode ser justificada.

FPSO

Os navios FPSOs utilizados nos campos de petróleo e gás têm a prerrogativa de poderem ser realocados em outro ponto. Uma vez que esses navios de estocagem não são mais necessários em um determinado campo petrolífero, eles são, simplesmente, transferidos para outra região, a fim de que possam ser aproveitados novamente. Em comparação com as instalações fixas, os FPSO’s possuem uma reIação custo-benefício muito mais elevada, já que as instalações fixas são mais caras e podem ser utilizadas em apenas um ponto.

Em regiões de icebergs, aqueles grandes blocos de gelo que ficam à deriva no mar, o navio FPSO apresenta mais uma vantagem em detrimento das plataformas fixas. Os icebergs flutuam de acordo com as correntes marítimas e com a direção ventos, portanto, seus movimentos são imprevisíveis e podem causar enormes desastres se colidirem com uma embarcação. Um navio FPSO offshore pode se afastar dos icebergs, já as plataformas fixas são potencialmente mais vulneráveis.

Um navio FPSO tem outra vantagem sobre as plataformas fixas, pois não tem de ser uma estrutura construída propositadamente. Ele pode ser facilmente convertido em um navio petroleiro, oferecendo suporte como um navio de transporte, novamente reduzindo custos e proporcionando uma estrutura eficaz ao setor offshore.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password