Métodos de conformação de magnésioNa indústria metal-mecânica existem diversos métodos de conformação de magnésio e de outros metais. Depois de o magnésio ser extraído, refinado e produzido em liga, o metal passa pelo método de conformação para que seja aplicado em materiais utilizados na engenharia estrutural. Atualmente, há muitos avanços em termos de tecnologia de formacão de ligas metálicas, em especial, as ligas metálicas de magnésio.

As lâminas desse metal são cada vez mais utilizadas para substituir outros metais como ferro e alumínio. As folhas novas são formadas com o calor, mas outros materiais da liga de magnésio são conformados através de um dos cinco métodos: laminação aquente, laminação a frio, prensagem, estiramento e martelamento.

Método de laminação a quente

O calor é a ferramenta ideal para a formação de ligas de magnésio, sendo empregado pelo processo de laminação a quente. Nesse processo, as folhas de magnésio recebem calor em alta temperatura, depois são formadas em várias espessuras, sem comprometer sua resistência. O processo é realizado através da aplicação de calor em uma área da superfície de metal, enquanto há também a aplicação de pressão para moldar o metal quente. No entanto, apenas uma leve pressão é necessária em relação a outros processos.
Magnésio em barras

Método de laminação a frio

Esta categoria de técnica de conformação em metal-mecânica não é utilizada com frequência em ligas de magnésio, por isso, ela está reservada para fazer pequenos ajustes na formação do metal. A lâmina de metal é dobrada e esticada a alta velocidade. Cabe ressaltar que as chapas de ligas de magnésio ficam mais curtas após o processo de conformação a frio.

Método de estiramento

Esta também é uma outra técnica de conformação quente. O metal é esticado em temperaturas muito elevadas, sendo moldado de acordo com o formato pretendido. Em alguns casos, as ferramentas utilizadas para moldar a liga de metal são aquecidas com calor radiante, produzindo peças de metal sem rugas.

Método de martelamento

Para fazer com que as chapas de magnésio ganhem formas assimétricas, rasas, mais profundas, entre outras formas personalizadas, um martelo de conformação é aproveitado. Esta também é uma técnica de formação de metal a quente, que utiliza matrizes de molde e emprega calor elevado como modo de reduzir a espessura do metal moldado.

Método de prensagem

As placas de ligas de magnésio podem ser moldadas com uso de cones, cilindros, anéis, em ângulos e em outras formas personalizadas. A chapa de magnésio é colocado em uma máquina onde é prensado com um martelo para que seja moldada na forma desejada, seguindo o formato do molde ou matriz, geralmente produzida em aço ou borracha (este último tipo de molde é usado somente em processos de conformação a frio). Uma tocha a gás é utilizada nesse método para aquecer o metal, conforme o necessário, de modo a aquecer as chapas metálicas enquanto a prensa molda o material, com formato determinado pela matriz.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica