Benefícios das fresadoras CNCA fresadora CNC (Controle Numérico Computadorizado) é uma das máquinas-ferramentas mais comuns na indústria de máquinas, responsável por executar tarefas repetitivas de torneamento, o que costumava ser um trabalho puramente humano há muito tempo.

Os modelos de fresadoras CNC são classificados com base no número de eixos que esses equipamentos possuem. Os eixos são rotulados como X e Y para o movimento horizontal e z para o movimento vertical. Basicamente, esta máquina tem quatro eixos que são Cabeçote Z, Quadro Z, Quadro Y, Tabela X. A quantidade de eixos que tem é muitas vezes apresentada de muitas maneiras diferentes.

Ao contrário das prensas, que detêm uma peça estacionária como as brocas se movendo axialmente a fim de penetrar no material, os tipos de fresadoras industriais também movem a peça radialmente contra a rotação da fresa , que corta em suas laterais, assim como sua ponta. A peça de trabalho bem como o movimento de corte são controlados com precisão inferior a 0,001 em (0,025 mm), normalmente por meio de terra e lâminas de precisão ou tecnologia análoga. As máquinas fresadoras podem ser operadas manualmente, mecanicamente automatizadas ou serem digitalmente automatizadas através de controle numérico de computador (CNC).

Fresa vertical

Há muitos tamanhos diferentes para esta máquina com base na finalidade e localização de uso, bem como os materiais que precisam ser cortados. Além disso, o tamanho do motor atinge a velocidade de corte dos materiais. Normalmente, os materiais como plástico e madeira são as coisas mais fáceis de cortar, ao contrário do aço, que necessita da máquina de trituração mais forte e mais tempo.

A escolha entre os modelos de fresas verticais e horizontais acontece de acordo com a orientação do eixo de moagem e do projeto das máquinas de usinagem, e geralmente depende da forma a que se pretende dar a uma peça e o número de faces que ela deve conter. A fresa vertical é perfeita para operações em que o operador pode estar diante da máquina e ter fácil acesso à ação de corte, olhando por todos os ângulos do equipamento. As fresas verticais são mais favorecidas para trabalhos de usinagem de mais pesados e que, muitas vezes, precisam do apoio de mesas ou bancadas de suporte.

Um enorme benefício oferecido pelas fresas automatizadas é a precisão do corte através do controle de um computador numericamente controlado. Na linha de produção, é muito importante ter todas as peças produzidas obedecendo exatamente ao mesmo padrão, pois isso garante qualidade ao produto final.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos