Uso do MDF na indústria de movelariaUm material muito utilizado na indústria de movelaria para a fabricação de diferentes móveis e até na construção civil, o MDF (em inglês, medium-density fiberboard, ou placa de fibra de madeira de média densidade) é um produto de madeira com compostos semelhantes a partículas. É feito de fibras de resíduos de madeira coladas com resina, utilizando também muito calor e pressão. O MDF é apropriado para muitas aplicações, que vão desde a confecção de armários, de caixas em MDF, artesanatos em MDF até aos mobiliários de grande porte, porque é mais leve, uniforme e não se deforma.

O MDF tem muitas vantagens sobre os aglomerados de madeira ou papelão de alta densidade. Este material é apropriado e muito eficiente porque as fibras da madeira utilizadas na sua produção são uniformes. Isto assegura um bom corte da placa de madeira, sem bordas irregulares; além disso, essa característica do MDF também significa que uma apenas camada de verniz ou de tinta deixará o móvel com uma aparência mais moderna, atraente, arrojada e totalmente protegida contra a umidade. Aliás, o MDF também tem uma reação leve à umidade, o que quer dizer que este material de alvenaria não irá se deformar ou inchar no caso de ser utilizado, por exemplo, na fabricação de armários instalados ambientes mais úmidos, como os banheiros residenciais.

Móvel de MDF

O uso do MDF em diversos objetos e peças, tais como móveis, prateleiras, pisos laminados, molduras decorativas e portas devido à sua versatilidade acaba por valorizar ainda mais MDF, especialmente por suas qualidades de isolamento de som e do calor. Além disso, a placa de fibra de madeira de média densidade pode ser pregada, colada, aparafusada, grampeada ou afixada com uso de buchas, tornando-se tão versátil como uma placa de madeira aglomerada. Normalmente, os profissionais que trabalham com MDF empregam uma serra de metal rígido com o intuito de reduzir a quantidade de poeira no ar em decorrência do processo de corte e serragem do produto. Cabe lembrar que muitos fabricantes de placas de MDF reforçam a madeira com resina contendo formaldeído, um material tóxico que pode causar doenças se for inalado em grandes quantidades. O ideal é que os níveis de formaldeído sejam os menores possíveis, evitando qualquer risco para quem lida com o MDF.

Um ponto positivo da placa de fibra de madeira é observado em razão de algumas pessoas até preferirem utilizar mais madeira o MDF em detrimento da madeira normal, porque gera menor impacto sobre o meio ambiente. O MDF é feito exclusivamente de resíduos, incluindo as sobras que seriam descartadas em um aterro sanitário. Esta vantagem tem atraído a atenção das indústrias moveleiras no sentido de aproveitar cada vez mais o material como forma de preservar o meio ambiente, e ainda satisfazer as necessidades de seus clientes de modo geral.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil