IBGE aponta queda na produção industrial em novembro de 2010

IBGE aponta queda na produção industrial em novembro de 2010De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 05 de dezembro, a produção industrial brasileira apresentou uma pequena queda de 0,1% em novembro de 2010, em comparação com o mês de outubro, que registrou alta pouco expressiva.

A Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE mostra que, em comparação com o mesmo período de 2009, o aumento corresponde a 5,3%, considerando que a performance de novembro fez com que indicador acumulado no ano chegasse a um índice de 11,1%. Cabe lembrar que até o mês de outubro, a taxa registrada era de 11,8%, contudo, nos últimos 12 meses, o indicador bateu a marca dos 11,7%.

O levantamento levou em consideração o comportamento de diversos ramos de atividades, pesquisados em novembro. Somente uma área industrial ficou estável na balança da economia, contudo, do grupo de 14 ramos que registraram progressos, o de refino de petróleo e produção de álcool obteve 3% de aumento, o setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos bateu a marca de 7,2%, o ramo de máquinas para escritório e equipamentos de informática apresentou um avanço de 9,3%, o de edição e impressão teve 2,7% e as indústrias extrativas registraram aumento de 1,6%.

Na comparação com outubro, 12 dessas áreas de atividades apresentaram recuos, com maior destaque para o segmento de alimentos, com queda pela terceira vez. O setor de máquinas e equipamentos apresentou queda de 1,1%, o setor farmacêutico produziu -2,0%, outros produtos químicos obtiveram queda de 1,1%, por último, o setor de veículos automotores teve queda de 0,5%.
Fonte: G1

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password