Em comunicado enviado à imprensa hoje, 07 de janeiro, a Petrobras, operadora dos Blocos BMS-11 e BMS-9, anunciou a aprovação do afretamento de dois novos FPSO’s (plataformas de produção, armazenamento e descarregamento de petróleo e gás), unidades com terá capacidade de produção de até 150.000 barris de óleo e 8 milhões de m3 de gás diariamente.
Ambas as unidades servirão aos projetos-pilotos do campo de Cernambi (antes chamado de Iracema) e da área de Guará-Norte, situadas na região do pré-sal da Bacia de Santos, integrando a primeira fase do desenvolvimento da produção dos blocos BMS-11 e BMS-9, respectivamente . A estimativa é que as plataformas comecem a operar 2014, o que significa que a produção das áreas, antes previstas para depois de 2014, será antecipada.
A medida estratégica implementada pelos consórcios em relação ao afretamento visou viabilizar a antecipação da produção de tais áreas, onde os testes iniciais de vazão obtiveram resultados satisfatórios, correspondendo as expectativas. A construção e a integração dos módulos, bem como a conversão das unidades deverão ser tarefas feitas no Brasil, pelo menos é o que espera a Petrobras.
A Petrobras, com 45% de participação nas operações do Bloco BMS-9, mantém parceria no consórcio com a BG Group, com 30%, e Repsol Brasil S.A. (25%). O consórcio do Bloco BMS-11 formado pela Petrobras (operadora, com 65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%).
Outras notícias relacionadas a petróleo & gás:
O que faz um corretor de petróleo O que é um dessalinizador Total quer obter licença de exploração de gás e petróleo na Tanzânia Acúmulo de gás foi causa de explosão no México Irã será exportador de gasolina no próximo ano, diz Qasemi Lucros da Exxon sobe nos EUA Características de matéria volátil Como é feito o armazenamento de GNL Noções básicas sobre Gás Natural Liquefeito (GNL) Extração de óleoAutor(es):
Renata Branco
Editora
Petróleo & Gás
Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás