Cimento hidráulico na construção civil

Cimento hidráulico na construção civilO cimento é um dos tipos mais antigos de material de construção civil, tendo surgido junto com as técnicas de construção há séculos atrás. Como a civilização evoluiu e vem avançando com o passar dos anos, as suas necessidades também mudaram, e, em razão disso, a indústria cimenteira desenvolveu novos tipos de cimentos, como é o caso do cimento hidráulico. Já durante a Revolução Industrial, o cimento hidráulico foi desenvolvido como uma forma de satisfazer as necessidades de acordo com as mudanças da indústria da construção. O cimento hidráulico é um material ou um ligante, que reage após ser combinado com a água, endurecendo aos poucos; por essa característica é utilizado em obras civis.

Quando um cimento seco hidráulico é misturado com a água, determinadas reações químicas ocorrem nessa mistura. Estas reações formam compostos químicos que contêm água, e a formação destes compostos faz com que a mistura endureça. Devido à natureza dos compostos formados nessas reações, elas se tornam insolúveis em água. Isso significa que o cimento endurecido irá manter a sua força e dureza, mesmo se imerso no líquido. Esta característica o torna ideal para a edificação de prédios em climas úmidos, para a construção de estruturas portuárias que estão em contato com a água do mar e em muitas outras aplicações.

Cimento hidráulicoÉ importante distinguir o cimento do concreto. Embora esses termos sejam freqüentemente usados como sinônimos fora da indústria da construção, eles se referem a produtos diferentes. Por exemplo, o tipo mais comum de cimento hidráulico é chamado de cimento Portland. O cimento Portland é mais comumente utilizado na produção de concreto, que contém cimento, areia, cascalho e água.

O cimento é um produto produzido pelo aquecimento de calcário com pequenas quantidades de outros elementos, tais como a argila. A mistura é levada a um forno de alta temperatura, e a substância dura que resulta é chamado de “clinker”, em português, clínquer. O clínquer é moído até virar um pó, juntamente com uma pequena quantidade de gesso. O produto final é de cimento Portland comum. Esta mistura básica é variada para fazer uma grande diversidade de cimentos Portland, adequados para muitas aplicações específicas.

Uma aplicação comum para a especial mistura de cimento hidráulico é no reparo de rachaduras e vazamentos. Certos tipos de cimento contêm um ingrediente que faz com que o cimento se expanda como ele, preenchendo as lacunas de vazamentos e buracos no concreto e outros materiais estruturais. Muitas vezes existe uma necessidade deste tipo de trabalho de reparação devido ao fato de que o cimento Portland comum reduz um pouco sua espessura quando seca. Lugares como porões em áreas com climas úmidos são particularmente propensos a vazamentos por causa disso. Estas misturas especiais podem ser difíceis de trabalhar, no entanto, uma vez misturado, o material só permanece adequado para manuseio por 10 a 15 minutos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password