Forno de infravermelho industrialUm forno de infravermelho industrial é um tipo de forno usado nas indústrias, que utiliza a radiação infravermelha em vez do aquecimento por convecção para cozinhar objetos, normalmente os metais. Esses equipamentos de médio ou grande porte são projetados e construídos pelos fabricantes de fornos industriais com diferentes configurações de modo que possam atender a propósitos diferentes. Um forno de infravermelho empregado nas plantas industriais é específico para "cozinhar" os produtos industriais que servirão em aplicações de revestimentos, bem como se destinada à cura de materiais secos.

Forno infravermelhoUm dos usos mais comuns para os fornos de infravermelho é como um dispositivo que permite o cozimento de peças e produtos de modo mais rápido do que os fornos elétricos convencionais, especialmente por haver a aplicação do infravermelho. Assim como a radiação de microondas, a radiação infravermelha pode ser utilizada basicamente para cozinhar o alimento de dentro para fora, permitindo um rápido processo de aquecimento e cozimento. No ambiente doméstico ou comercial, os fornos elétricos de infravermelho domésticos também são equipamentos de menor porte muito utilizados em restaurantes, pois sua capacidade de aquecer e cozinhar rapidamente os alimentos é garantia de menor custo de energia.

O projeto de construção do forno infravermelho baseia-se nos conceitos de aquecimento por convecção e por condução, o que irá cozinhar corretamente a parte interna do alimento. Os termos “convecção” e “condução” referem-se, basicamente, no modo como o calor se move e é transferido entre objetos. Em um forno de infravermelho, a radiação infravermelha é usada para penetrar nos alimentos, bem como acontece com a radiação de microondas em um forno de microondas. A radiação começa a cozer o interior do alimento mais rápido em comparação com as técnicas de cozimento tradicionais, nas quais o calor tem que se disseminar do exterior do alimento em direção ao centro.

Atualmente, os fabricantes de fornos industriais produzem os mais variados tipos de fornos para pré-aquecimento, para tratamento térmico, tratamento de cura de materiais, fornos para revestimento em pó e muitos outros modelos de equipamentos como esses. Os fornos elétricos de infravermelho e os fornos a gás de infravermelho estão entre os tipos mais comuns, podendo ser usados para secagem, esterilização, aplicações de fusão, aquecimentos de revestimento em pó, aquecimento de materiais como cilindros, testes de componentes, endurecimento de materiais, entre outras funções.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos