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Como são fabricadas as molas

Processos de fabricação de molas

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Como são fabricadas as molasAs molas são dispositivos mecânicos capazes de armazenar a energia mecânica por causa de sua elasticidade. As molas geralmente são feitas de aço enrolado endurecido, embora os metais não-ferrosos, como bronze e titânio e até mesmo o plástico também sejam utilizados. Os vários tipos de molas são projetados para um melhor armazenamento de diferentes tipos de energia.

Tipos de molas

Um dos tipos mais comuns das molas é a mola de compressão. Este é o tipo de mola é encontrada em uma caneta ou um motor de automóvel. É normalmente usada porque ela se comprime quando carregada com o peso, e se descompacta quando a carga é removida. Elas não precisam ser unidas a nada, ao contrário de outros tipos de molas.

Uma mola de extensão está ligada a uma aplicação em ambas as extremidades. Por exemplo, uma porta com dobradiça pode empregar uma mola de extensão para forçar a porta a ficar fechada quando não se quer que ela seja mantida aberta. Estas molas são feitas de aço enrolado e tem ganchos nas extremidades para fixação. A mola estica quando está segurando uma carga.

Uma mola de torção também está presa em duas extremidades, mas ela trabalha em um ângulo de 90 graus. Quando leva uma carga, a mola de torção gira sobre seu eixo. Um bom exemplo de uma mola de torção é uma ratoeira: quando a armadilha está pronta, a armadilha é retida por uma mola de torção. Quando a armadilha é acionada, a força da mola de torção faz com que a armadilha seja fechada com força.

As molas do relógio caracterizam as molas de força constante. As molas de força constante são faixas de aço enroladas que se assemelham a um rolo de fita. Na mola de força constante é usado um mecanismo de retração, que fornece uma força constate por todo o seu comprimento. A força constante das molas também é encontrada em brinquedos de corda e outros dispositivos.

MolasMolas de Belleville ou arruelas se assemelham a um disco ligeiramente cônico. Elas são usadas em conjunto com fixadores, como parafusos, para fins de tensão. Normalmente, um parafuso é inserido em uma mola de Belleville, e depois ligado a outra peça.

Os feixes de mola são utilizados em suspensões dos veículos. Eles não se parecem com molas helicoidais, pois é formado por várias faixas planas de aço empilhadas em cima uma das outras, sequencialmente, do tamanho maior até o comprimento mais curto. O benefício dessa mola é que ela pode ser usada para cargas diretas ao longo de um caminho específico.

Materiais e fabricação de molas

As molas geralmente são feitas de aço temperado, que pode ser pré-endurecido antes da formação da mola ou endurecido após a formação. Para molas helicoidais, tais como molas de compressão, um fio longo é usado e alimenta um enrolador automático. O estoque de fio pode ser enrolado em um torno mecânico para se fazer uma quantidade menor de molas, mas há preocupações de segurança a serem consideradas. O fio da mola vai desenrolar drasticamente se não for amarrado ou se o operador perder o controle do mesmo. Esse comportamento de desenrolar pode ser extremamente perigoso especialmente se ele for um fio de calibre pesado.

Um enrolador automático é uma máquina que pode forçar o fio da mola em forma de espiral. Embora tenha um nome semelhante ao de uma transmissão de automóvel, é um dispositivo diferente. São máquinas tipicamente ajustáveis que podem alterar a tensão, o comprimento e o número de bobinas. O enrolador automático usa o fio da mola através de encabeçadores que fazem girar rapidamente o fio em torno de um cilindro. A força da ação rápida do giro força a mola a se adaptar a uma forma espiral helicoidal. Depois que o enrolador automático ejeta a mola, uma nova peça de arame começa a formar outra bobina.

Os feixes de molas são formados diferentemente de molas helicoidais. Primeiro, uma barra lisa é cortada em diferentes tamanhos e, em seguida os conjuntos de barras são perfurados juntos. Diversas máquinas apararam as barras resultantes para remover o metal extra. A mola então passa por um tratamento térmico para endurecer o aço. Os outros tratamentos, como revestimentos de pintura, são realizados para combinar a mola com as especificações visuais pré determinadas.

Flávio Saraiva

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