Fibras de aço reforçam o concreto armadoAs fibras de aço, quando aplicadas no concreto, melhoram as propriedades mecânicas deste material de construção de forma significativa. Na indústria da construção civil, o concreto armado é muito utilizado para que as edificações tenham maior resistência e força, pois o concreto armado de cimento, que atua como membro de compressão, é uma combinação de aço, cimento, materiais agregados e água.

A principal desvantagem do concreto puro é a sua fraqueza em resistir a grandes forças de tração. Então, para superar este problema, o aço é combinado com o concreto, conferindo mais resistência ao impacto, ao cisalhamento, à fadiga e à derrapagem. Nas mega construções de edifícios altos, como os arranha-céus, de estradas, pontes, aeroportos, entre outros, o concreto armado de aço é usado para duas finalidades:

  • Para resistir à flexão ou tração;
  • Para resistir aos efeitos das variações de temperatura e o provável encolhimento do concreto.

A injeção de fibras de aço no concreto convertem sua natureza frágil em um alto grau de ductilidade. As fibras de aço não apenas resistem à quebra ou às fraturas, mas também exercem maior resistência em relação à propagação de trincas.

Fibras de açoOs tipos de fibras de aço são despejados o concreto ainda na fase da mistura do cimento, juntamente com os elementos agregados graúdos e finos. Em primeiro lugar, o cimento, os agregados finos e graúdos são despejados no misturador, logo em seguida, as fibras de aço são colocadas também no misturador, depois a água é derramada para que toda a massa seja misturada com uso de equipamentos mecânicos.

A sua eficácia pode ser determinada usando-se os seguintes parâmetros:

  • Comprimento 
  • Diâmetro 
  • Relação de aspecto (diâmetro à relação do comprimento) 
  • Configuração

As fibras de aço industriais estão habitualmente disponíveis nos seguintes comprimentos: de 1 polegada (1”) a 2 polegadas (2”). O comprimento de 1" prevê o reforço no desempenho macro-micro de rachaduras e desempenho pós-quebra de um concreto.

A configuração pode ser reta, contínua ou deformada. Assim que começou a ser fabricada, as fibras de aço em linha reta eram os únicos modelos disponíveis. Rapidamente foram sendo desenvolvidos outros modelos de fibras de aço, com outras configurações, de modo que novos produtos foram criados para aumentar o vínculo entre a fibra e o concreto. Surgiram então as fibras de aço contínuas e as deformadas.

É fato que as fibras de aço utilizadas em concreto causam um problema com a trabalhabilidade do material. Isso porque as fibras de aço geralmente diminuem as possibilidades de se trabalhar o material de modo adequado, já que a mistura se torna mais rígida e dúctil. Contudo, o objetivo principal na concepção de uma mistura de concreto de fibra estrutural é a produção da manuseabilidade adequada, facilidade de colocação e utilização eficiente de fibras como controladores de fissuras e rachaduras.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil