Petrobras divulgará estimativas de reservas provadas na sexta-feiraO presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, confirmou que, na próxima sexta-feira, a estatal deverá divulgar as estimativas atualizadas de suas reservas provadas de petróleo. A notícia foi ratificada ontem pelo presidente da companhia após participar de uma reunião do Conselho de Administração da empresa, realizada na sede da Petrobras em Brasília.

Reservas de óleoHabitualmente, o anúncio das reservas provadas de petróleo é efetuado até o final da primeira quinzena de janeiro, por meio das companhias petrolíferas que detém as operações na costa brasileira. A Petrobras enviará as informações à ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgando os volumes de reservas provadas nos campos de Lula e Cernambi, antigos campos de Tupi e Iracema, assim denominados após a declaração de comercialidade expedida há cerca de mês.

Ao declarar a comercialidade dos campos de Lula e de Cernambi, a companhia havia previsto o volume recuperável total em Lula (Tupi) em aproximadamente 6,5 bilhões de barris de óleo equivalente e de 1,8 bilhão de óleo equivalente em Cernambi (Iracema). Mas cabe salientar que, naquele momento, a Petrobras reiterou que os volumes abrangiam as reservas prováveis, provadas e possíveis. No entanto, somente uma parcela desse total seria inclusa nas estimativas de reservas provadas a serem anunciadas neste mês de janeiro.

Até o ano de 2010, a estatal contava com 14,865 bilhões de BOE, de acordo com os requisitos da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo, e 12,143 bilhões de BOE de reservas provadas, seguindo os critérios da Securities and Exchange Commission (SEC).

Fonte: TN Petróleo

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás