O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, confirmou que, na próxima sexta-feira, a estatal deverá divulgar as estimativas atualizadas de suas reservas provadas de petróleo. A notícia foi ratificada ontem pelo presidente da companhia após participar de uma reunião do Conselho de Administração da empresa, realizada na sede da Petrobras em Brasília.
Habitualmente, o anúncio das reservas provadas de petróleo é efetuado até o final da primeira quinzena de janeiro, por meio das companhias petrolíferas que detém as operações na costa brasileira. A Petrobras enviará as informações à ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgando os volumes de reservas provadas nos campos de Lula e Cernambi, antigos campos de Tupi e Iracema, assim denominados após a declaração de comercialidade expedida há cerca de mês.
Ao declarar a comercialidade dos campos de Lula e de Cernambi, a companhia havia previsto o volume recuperável total em Lula (Tupi) em aproximadamente 6,5 bilhões de barris de óleo equivalente e de 1,8 bilhão de óleo equivalente em Cernambi (Iracema). Mas cabe salientar que, naquele momento, a Petrobras reiterou que os volumes abrangiam as reservas prováveis, provadas e possíveis. No entanto, somente uma parcela desse total seria inclusa nas estimativas de reservas provadas a serem anunciadas neste mês de janeiro.
Até o ano de 2010, a estatal contava com 14,865 bilhões de BOE, de acordo com os requisitos da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo, e 12,143 bilhões de BOE de reservas provadas, seguindo os critérios da Securities and Exchange Commission (SEC).
Fonte: TN Petróleo
Outras notícias relacionadas a petróleo & gás:
O que faz um corretor de petróleo O que é um dessalinizador Total quer obter licença de exploração de gás e petróleo na Tanzânia Acúmulo de gás foi causa de explosão no México Irã será exportador de gasolina no próximo ano, diz Qasemi Lucros da Exxon sobe nos EUA Características de matéria volátil Como é feito o armazenamento de GNL Noções básicas sobre Gás Natural Liquefeito (GNL) Extração de óleoAutor(es):
Renata Branco
Editora
Petróleo & Gás
Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás