Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Máquinas de moldagem

Tipos de máquinas de moldagem

Mais notícias relacionadas a máquinas & equipamentos:

Valor Global Máquinas inaugura nova loja em SP
Sede na capital paulista terá equipamentos e peças em estoque para reforçar atendimento em pós-venda.


Máquina cinco eixos da Okuma é premiada no Japão
Equipamento é usado para usinagem de peças complexas para indústrias como aeroespacial e energia.


O que é um compressor scroll
Dispositivo consiste em duas seções em espiral e é usado em sistemas de ar condicionado ...


Máquinas de moldagemA moldagem é uma técnica através da qual um material, geralmente plástico, mas também pode ser borracha, metal ou misturas em pó é moldado sobre o esboço de uma matriz ou molde. Há muitas técnicas diferentes para moldagem de materiais, do mesmo modo que existem muitas aplicações diferentes para cada processo.

Existem dois tipos principais de plásticos: termofixos e termoplásticos. A principal diferença entre estes dois tipos de plásticos é que o termofixo é uma moldagem permanente. Isso significa que, uma vez que o plástico é derretido em uma forma, não pode ser revertido. Uma vez que o plástico leva uma forma, ele vai manter essa forma. Se o plástico é derretido, ele simplesmente se decompõe. Diferente de termoplásticos, que podem ser derretidos em uma forma, e então, derretidos novamente e remodelados.

Os termoplásticos costumam ser moldados em pequenas pelotas de plástico para facilitar o transporte para o comércio. Quando elas são usadas por um fabricante para produzir uma aplicação de plástico, são fundidas em conjunto formando um banho de plástico derretido, onde as peças são moldadas em sua forma final e depois curadas, ou secas. Uma vez que o item está curado, ele está em sua forma final. Como os termofixos não podem ser derretidos após a cura, são enviados como resina bruta líquida ou em pó.

Metais, por outro lado, são frequentemente transportados como estoque. O estoque é uma forma de metal cru de formatos irregulares, incluindo estoque de barras, estoque de tubos e barras metálicas. São assim transportados para que os fabricantes possam derretem o metal e o usarem para outros fins, incluindo o processamento posterior ou a fabricação final. Outros tipos de metais, incluindo muitos utilizados para determinadas operações de moldagem, são enviados na forma de pó, podendo ser aquecidos e derretidos em uma forma. Os metais são semelhantes aos termoplásticos, pois eles podem ser derretidos e reformados depois do ajuste.

Máquina de moldagemA maioria das técnicas de moldagem requer o uso de um agente de liberação. Um agente de liberação é um tipo de lubrificação que reduz as chances de um material moldado aderir à superfície interior do molde.

Tipos de máquinas de moldagem

Entre os diferentes métodos de moldagem, existem algumas características comuns. Uma delas é a presença de um material a ser moldado, normalmente em forma de fundição. Outro é o molde, que contém o padrão do material que será moldado. Finalmente, a força necessária, ou pressão, que expande o material para a geometria do molde. As diferenças entre os métodos de moldagem envolvem variáveis nessas três constantes. Por exemplo, alguns tipos de métodos de trabalho com diferentes materiais, alguns com moldes diferentes, e alguns usam fontes de pressão diferentes.

Termoformagem envolve folhas de termofixos finas ou plástico termoplástico, que são pressionados para dentro do molde através da utilização de um vácuo. As máquinas que executam termoformagem geralmente movem uma folha de plástico sobre um molde de modo que o plástico é hermeticamente selado com o padrão. O plástico é aquecido até que fique maleável. Em seguida, é aplicado um vácuo, que suga o plástico no molde. Dispositivos de corte aparam o excesso de plástico das bordas do molde e o plástico é removido do molde e uma nova folha de plástico é colocada na posição.

Vacuum forming, é um tipo de termoformagem de termoplásticos que difere no medidor da capacidade e na aplicação. Vacuforming normalmente só é usado para folhas de plástico fino, ou "filme". O filme é esticado sobre um molde, o inverso de termoformagem, e então o vácuo é aplicado para sugar o filme em torno dele.

Moldagem por injeção pode usar termofixos ou termoplásticos. Uma máquina aquece a mistura do plástico até que ela esteja em uma forma de fundição maleável, em seguida, um dispositivo de parafuso gira para forçar o plástico até uma saída que leva ao molde. Uma vez que o plástico se ajusta, o molde se abre para retirada do produto.

Moldagem por injeção e reação utiliza apenas termofixos e envolve uma operação especial de cura que ocorre dentro do molde. Também é um pouco mais lento do que a moldagem por injeção padrão.

Moldagem por compressão é, em alguns aspectos, o oposto de moldagem por injeção. O plástico fundido é depositado em um molde, que depois se fecha. Há um orifício de entrada em algum lugar no molde através do qual outro dispositivo aplica a pressão. A pressão força o plástico na cavidade oca do molde, conseguindo a forma final. A moldagem por compressão muitas vezes, produz artigos que possuem uma grande quantidade de rebarbas ou excessos de plásticos, que devem ser aparados. A moldagem por compressão também pode ser usada para formar artigos de borracha.

Moldagem de transferência é semelhante à moldagem por compressão, mas envolve um êmbolo de metal para aplicar pressão. O material derretido é depositado dentro do molde e selado. Um pistão de metal, que é como um eixo de grande porte é pressionado profundamente dentro do molde, forçando o material a se espalhar para fora e preencher a geometria do molde. A moldagem de transferência pode ser usada em plásticos ou borracha.

A extrusão é um dos poucos métodos de moldagem que pode ser executada em material quente ou frio. Em um processo de extrusão, uma matriz é usada em oposição a um molde de três dimensões. No molde existe uma cavidade de duas dimensões com uma geometria definida através do qual o material é forçado, ou expulso. O material extrusado, geralmente de metal, como alumínio ou de plástico, assume a forma da geometria do molde.

Moldagem por sopro assemelha-se a moldagem por compressão, mas envolve o uso de gás pressurizado fazendo pressão no plástico na geometria do molde. Um molde é preenchido com plástico derretido e selado. O molde fechado tem um pequeno buraco, no qual o gás pressurizado é bombeado. Embora o gás seja comprimido, ele acaba criando muita pressão fazendo com que o plástico preencha a geometria do molde.

Rotomoldagem envolve o movimento de rotação para efetuar a pressão necessária para encher o molde. O plástico derretido é despejado em um molde e selado. O molde, então, gira, permitindo que o plástico derretido escorra para os lados e preencha todas as fendas e os padrões do molde.

Hidroconformação é uma técnica específica de moldagem de metal, que utiliza a pressão da água para forçar o metal em uma matriz ou molde. O metal, que é aquecido a uma temperatura para ficar flexível, mas não derretido, é inserido no molde e selado. Uma pequena abertura permite que a água seja bombeada em uma alta pressão hidráulica. A força da pressão da água no molde força o metal fazendo-o preencher a geometria do molde. A água é então drenada e a peça ejetada. Uma variante da hidroconformação envolve o uso de explosivos. Neste método, a pressão sobre a água é causada por uma detonação de um explosivo leve. A explosão súbita faz uma pressão fazendo com que a água seja forçada a entrar no metal, que é então forçado a geometria do molde.

Informação sobre diversas moldagens

As técnicas de moldagem são variadas, pois vários produtos exigem diferentes tipos de técnicas. Por exemplo, moldagem por sopro e moldagem por rotação são hábeis para criar produtos de plástico oco, como garrafas e copos, quando um produto laminado tem uma superfície com um brilho atraente. Ao selecionar um método de moldagem, é importante considerar as habilidades da técnica no que diz respeito ao produto final desejado. Além disso, os métodos de moldagem podem variar em tempo de produção. Moldagem rotacional geralmente lida com plásticos de cura lenta, enquanto o método em si é muito mais lento do que o imediatismo de moldagem por compressão.

Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a máquinas & equipamentos:

O que é uma chave de rodas

A chave de rodas é uma ferramenta concebida para remover as porcas da roda de um veículo. Muitas vezes referida como uma chave de macaco ou uma chave de tal ...
Válvula bico de pato

A válvula bico de pato é um componente de canalizações utilizado para controlar o fluxo de água ou outros líquidos no interior de um tubo. Estas válvulas ...
Características de uma chave de macaco

A chave de macaco é um tipo de chave de mão de tamanho ajustável que foi muito usado durante o século 19. Desde então, este estilo de ...
Como funciona uma chave ajustável

Uma chave ajustável é uma chave que pode ser ajustada para diferentes configurações, geralmente em relação ao tamanho, para se encaixar numa variedade de porcas hexagonais. A chave ...
Chave de impacto

Uma chave de impacto é ferramenta usada para apertar ou desapertar um parafuso de pressão utilizando um martelo, o qual é convertido num movimento de torção no interior da ferramenta ...
Lixadeira de drywall

A lixadeira de drywall é usada para suavizar a areia e o composto reboco utilizado na instalação de drywall. A tarefa de lixar drywall é um dos aspectos mais frustrantes e ...
Usos de uma plaina roteadora

O termo “plaina roteadora” pode ser utilizado para descrever um dos dois tipos de ferramentas elétricas para trabalhar madeira. Ambos são usados para aplainar a superfície do ...

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google