A companhia petrolífera britânica British Petroleum (BP)e a petrolífera estatal russa Rosneft formaram uma aliança estratégica, na qual a Rosneft terá 5% das ações ordinárias da British Petroleum; esta, por sua vez, ficará com 9,5% das ações da Rosneft. No acordo ficou acertado também que ambas as empresas passarão a explorar e desenvolver em conjunto três blocos localizados na plataforma continental da Rússia no Ártico.

Para a efetivação do acordo, a Rosneft deverá emitir 1,01 bilhão de ações ordinárias para a British Petroleum, esta irá transferir aproximadamente 989 milhões de ações ordinárias para a Rosneft (avalisadas em US$ 7,8 bilhões). As companhias conceberão um centro de tecnologia, com sede na Rússia, com o objetivo de explorar petróleo na região do Ártico. As empresas também pretendem buscar demais oportunidades para cooperação internacional além de sua joint venture na área de refino Ruhr Oel, na Alemanha.

Para o presidente da estatal da Rússia, Eduard Judainatov, que deu entrevista à imprensa ao juntamente com os dirigentes da BP e autoridades dos dois países, a aliança é um marco histórico e estabelece um acordo de cooperação no sentido de realizar atividades de exploração de uma região com potencial equiparável ao do Mar do Norte do Reino Unido.

Fonte: TN Petróleo

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás