A origem da energia químicaCientificamente, a energia é definida como a capacidade de realizar trabalho. Embora existam muitas formas de energia, elas podem ser agrupados em duas categorias: a energia potencial, ou energia armazenada, e energia cinética, ou energia de movimento. A energia química é uma forma de energia potencial e está contida em muitas coisas como comida, combustível e baterias.

Dentro de cada categoria, há muitas formas diferentes de energia. A energia química é uma forma de energia potencial, juntamente com a energia mecânica, energia gravitacional, energia nuclear e energia elétrica. Todas estas formas de energia são armazenadas em um objeto e são convertidos em formas de energia cinética quando uma força ou alteração seja aplicada. As diferentes formas de energia cinética são: a energia radiante, que inclui a luz, raios X e ondas de rádio, movimento, calor e som.

Como afirma a primeira lei da termodinâmica, a energia não pode ser criada nem destruída, só pode ser convertida de uma forma para outra. Mas durante as reações químicas, as moléculas podem ser criadas ou destruídas. Se um produto é criado, a energia química é armazenada nas ligações que formam essas moléculas. Se algo está quebrado, a energia química é liberada, geralmente em forma de calor. Se uma reação libera energia, processo que é chamado exotérmico, e se absorve energia, então ela é chamada reação endotérmica.

Fotossíntese como forma de gerar energia químicaUm exemplo de energia química é a encontrada nos alimentos que comemos. A energia é armazenada nas ligações das moléculas que compõem o alimento. Quando nos alimentamos, as grandes moléculas são quebradas em moléculas menores que podem ser utilizadas pelas células do corpo. O processo de quebrar e utilizar as partículas do alimento por nossas células é chamado de respiração. Durante a respiração, a energia química é convertida em calor, energia cinética, e outras formas de energia química, como a armazenada nas células de gordura em nosso corpo.

A comida é apenas um exemplo de um combustível. Outras formas de combustível incluem a madeira e produtos químicos, como o petróleo. Quando a madeira é queimada, a energia química proveniente da quebra das células da madeira é liberada. No motor de um carro ou caminhão, a energia na gasolina é convertida em calor e movimento para fazer o carro se mover.

A energia cinética pode ser convertida em energia potencial. Durante o processo de fotossíntese realizada pelas plantas, a energia radiante, ou a luz do sol, é convertida em energia química, sendo armazenada dentro da planta. Quando os animais comem as plantas, a reação inversa ocorre. Os laços são quebrados, o que libera a energia química armazenada para os animais e serem humanos se beneficiarem disso.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia