Sensor ótico: como funciona

Sensor ótico: como funcionaUm sensor óptico é um dispositivo que converte os raios de luz em sinais eletrônicos. Semelhante a um fotoresistor, mede a quantidade física de luz e o converte em dados, que podem ser lidos e interpretados com o uso do próprio aparelho. Normalmente, o sensor ótico é parte de um sistema maior que integra um dispositivo de medição, uma fonte de luz e o sensor. Isso geralmente é conectado a um acionador elétrico, que reage a uma mudança no sinal no sensor de luz.

Uma das principais características de um sensor ótico industrial é sua capacidade de medir as mudanças de um ou mais feixes de luz. Esta mudança é na maioria das vezes em torno de alterações na intensidade da luz. Quando ocorre uma mudança de fase, o sensor de luz atua como um gatilho fotoelétrico, aumentando ou diminuindo a produção elétrica, dependendo do tipo de sensor.

Os diversos modelos de sensores óticos podem trabalhar tanto no método de ponto único ou através de uma distribuição de inúmeros pontos. Com o método de único ponto, uma mudança de fase única é necessária para ativar o sensor. Em termos de conceito de distribuição, o sensor é reativo ao longo de uma extensa série de sensores ou de matrizes de fibra óticas simples.

Outras características de todos os tipos de sensores óticos é a possibilidade de ser instalado internamente ou externamente em um dispositivo. Os transdutores externos registram e transmitem a quantidade necessária de luz. Estes produtos são conhecidos como sensores extrínsecos. Já os sensores intrínsecos são aqueles que ficam embutidos dentro de um dispositivo. Estes são geralmente utilizados para medir as variações menores, como uma curva ou uma ligeira mudança na direção dos feixes de luz.

Alguns fabricantes de sensores óticos, como a Festo Brazil, produzem esses equipamentos de menor porte em diversos modelos. A Festo fabrica sensores de fibra ótica, sensores retrorreflexivos, sensores difusos e sensor ótico de barreira, além de muitos outros modelos que atendem a finalidades específicas. Esses e outros produtos de marca Festo podem ser adquiridos através do link http://www.festo.com/pnf/pt-br_br/shop/basket.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password