Energia térmicaA energia térmica é gerada e medida pelo tipo de calor, sendo causada pelo aumento da atividade ou pela velocidade das moléculas de uma substância, que por sua vez, fazem a temperatura subir em conformidade. Existem muitas fontes naturais de energia térmica na Terra, tornando-a um componente importante de fonte de energia alternativa.

As leis da termodinâmica explicam que a energia na forma de calor pode ser transferida a partir de um objeto físico para outro. Por exemplo, ao se colocar fogo em uma panela com água, isso fará com que a água se esquente, como resultado do aumento do movimento molecular. Dessa forma, o calor, ou a energia térmica do fogo, é parcialmente transmitido para a água.

Compreender os princípios da termodinâmica permitiu aos seres humanos aproveitar as fontes naturais de calor, visando a criar a energia térmica com base em uma variedade de fontes. O sol, o mar e as fontes geotérmicas, tais como gêiseres e vulcões, podem ser fontes de energia térmica. Atualmente, organizações e entidades tentam buscar novas formas sustentáveis de energia alternativas como recursos ao invés de utilizar os combustíveis fósseis que se esgotam com o passar dos anos. Então, grande atenção tem sido focada em melhorar os métodos de aproveitamento da energia térmica para a geração de eletricidade.

Energia térmicaA energia solar térmica é uma das formas mais utilizadas de energia térmica. Embora a captação da energia solar seja possível apenas quando o sol está visível no céu, os cientistas desenvolveram muitas maneiras diferentes de armazenar e utilizar a potência absorvida por equipamentos solares e painéis fotovoltaicos. Por exemplo, em menor proporção, uma pessoa pode aquecer a sua piscina, colocando sistemas coletores de calor solar em torno da piscina.

Ao absorver a luz solar e distribuí-la para a água, a temperatura aumenta ao longo do dia e mesmo depois do sol se pôr. Os painéis solares e outros sistemas avançados podem executar essa função em um nível generalizado, criando energia armazenada suficiente para suprir a demanda de uma fábrica ou mesmo de uma cidade inteira.

A energia térmica é uma força impressionante que está apenas começando a ser plenamente compreendida. Com a criação de novos dispositivos e métodos para concentrar, armazenar e transportar naturalmente a energia térmica criada, grande parte da população mundial já pode reduzir a dependência de formas não sustentáveis de energia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia