Reator térmico para geração de energia

Reator térmico para geração de energiaUm reator térmico é um equipamento que é usado para produzir energia, geralmente sob a forma de eletricidade, através do processo conhecido como fissão nuclear. Na verdade, este tipo de reator é muitas vezes conhecido como um reator nuclear térmico, pois está associada à produção de eletricidade através de métodos nucleares. Estes reatores são capazes de produzir eletricidade de forma relativamente limpa, mas há algumas críticas a esse método.

Para que um reator térmico industrial desempenhe suas funções de modo satisfatório, um processo de divisão do átomo deve acontecer. Isso é feito quando os nêutrons entram em contato com os átomos, especialmente os átomos maiores, como os de urânio. Embora isso possa ser feito em um ambiente natural, é muito mais provável que ocorram em um reator térmico, porque a velocidade dos nêutrons é reduzida. Isso aumenta as chances de os nêutrons colidirem com um átomo de urânio. O processo provoca uma reação em cadeia de cisão dos átomos, o que cria uma grande quantidade de calor.

Este calor no interior do reator térmico rápido é usado para aquecer água, ou algum outro material, que é então utilizado para girar turbinas e produzir eletricidade. O reator, com efeito, torna-se a fonte de combustível para produzir o calor para a eletricidade. Além disso, não há carbono sendo queimado em um reator térmico, de modo que este tipo de geração de energia elétrica não contribui para provocar mais gases de efeito estufa ou outros efeitos nocivos sobre o meio ambiente.

Reator térmicoPara produzir esse calor, as pastilhas de urânio estão dispostas em feixes. Estes são então colocados no núcleo do reator térmico, onde os nêutrons podem ter seu efeito sobre eles. Apenas um destas pastilhas pode alimentar energeticamente 100 casas, em média, ao longo de um ano. Apesar da longa preocupação pública sobre a segurança em relação à energia térmica, mais e mais pessoas estão percebendo que ela pode ser a forma mais ambientalmente amigável para gerar grandes quantidades de eletricidade. Vários países, incluindo Brasil, China, Egito, Finlândia, Índia, Japão, Paquistão, Rússia, Coreia do Sul e Vietnã, estão construindo ou planejando plantas para geração de energia nuclear térmica, onde os tipos de reatores nucleares são equipamentos de grande importância.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password