Como trabalhar com segurança em espaços confinados

Como trabalhar com segurança em espaços confinadosQuando se trata de normas sobre a segurança do trabalho em espaços confinados, a NR-33 refere-se aos espaços onde há um risco de lesão grave ou morte, devido às condições perigosas, tais como a falta de oxigênio ou presença de substâncias perigosas. No entanto, mesmo sendo possível trabalhar com segurança em espaços confinados, não é possível categorizar espaços confinados no local de trabalho de forma completa e satisfatória. Por exemplo, certos locais podem se tornar um espaço confinado, quando algumas modificações estão sendo realizadas no ambiente. No entanto, aqui está uma lista de alguns dos espaços mais comuns que podem ser considerados “confinados”, de acordo com a legislação:
Tanques de armazenamento;
Fossas de esgotos;
Vasos de pressão;
Caldeiras;
Minas de carvão;
Gasodutos.
Há muitos perigos inerentes ao trabalho que é realizado em espaços confinados, sendo assim, a segurança é de importância primordial. A falta de oxigênio que pode de repente ocorrer por vários motivos é provavelmente um dos mais óbvios perigos, mas existem outros também. Alguns gases venenosos ou tóxicos podem acumular-se em áreas de trabalho subterrâneas ou pode entrar através da tubulação ou , ainda, por meio de vazamentos em fossas e valas. O gás em estado líquido ou sólido, se escapar, provoca incêndios e explosão.

Espaço confinadoAlém de haver a necessidade de as empresas manterem uma eficaz gestão dos equipamentos e dos processos com a finalidade de saberem se estão funcionando corretamente e em conformidade com a lei para evitar um desastre catastrófico, há outras questões do dia-a-dia relativas à saúde e segurança que também necessitam se fiscalização para evitar danos à saúde dos trabalhadores. Trabalhar em locais excessivamente quentes (ou, às vezes, excessivamente frios), pode causar estresse físico e mental. Cabe ao pessoal de segurança do trabalho verificar se os trabalhadores estão usando qualquer equipamento de proteção. O tempo que um trabalhador permanece no interior do espaço confinado também deve ser gerido de forma adequada.

Quando se trata de trabalho em espaços confinados na indústria, a gestão deve prever a identificação de qualquer risco presente, avaliar os riscos colocados por eles e colocar em prática procedimentos e tomar todas as medidas cautelares necessárias para proteger os trabalhadores. Todas estas considerações serão geralmente determinadas pelo seguinte:

O que o trabalho implica;
O ambiente no qual o trabalho é executado;
Os materiais e ferramentas que são utilizados;
A competência e a idoneidade das pessoas que trabalham para realizar determinada tarefa;
Tipos de intervenções de emergência ou de procedimentos de evacuação.
Os regulamentos sobre Espaços Confinados cobrem uma ampla gama de indústrias e a legislação pode se aplicar a um determinado local que é considerado um espaço confinado. No entanto, cabe à equipe de gestão, em primeiro lugar, avaliar se o trabalho envolvido poderia ser realizado sem a necessidade de entrar no espaço confinado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password