Venezuela detém maior reserva provada de petróleo, diz MinistroO ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramirez, anunciou na última quarta-feira, 19, que o país detém 297 mil milhões de barris de reservas provadas de petróleo em seu território, o que seria considerado a maior reserva petrolífera do mundo. "No final de 2010, tínhamos um nível de 217 mil milhões de barris de petróleo, e agora, no início deste ano, estamos em condições de certificar 297 mil milhões de barris," disse seu escritório em Caracas, capital venezuelana.

O ministro lembrou que, em 1998, quando o presidente Hugo Chávez foi eleito para seu primeiro mandato, o país tinha 75 mil milhões de barris de reservas de petróleo, "35 mil milhões deles erroneamente classificados como betume da Bacia do Orinoco" no leste da Venezuela. Do total atual de 297 mil milhões de barris, 220 mil milhões estão localizados na Bacia do Orinoco, "o que nos dá uma base sólida para o nosso plano completo de expansão na área de produção de petróleo", disse Ramirez.

O ministro também explicou que as reservas de gás natural da Venezuela totalizaram 195 trilhões de metros cúbicos graças às campanhas de perfuração no campo offshore  Perla. Ramirez disse estar contente pelo fato de a Venezuela completar 100 anos de produção de petróleo, mas acrescentou que, "ao contrário de muitos países que esgotaram a sua base de reservas, as reservas da nação sul-americana continuam a crescer”.

O país exporta, atualmente, mais de 2,3 milhões de barris por dia, enquanto os montantes de consumo interno batem a marca de 560 mil bpd. No último sábado, 15 de janeiro, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse aos legisladores que as projeções mais recentes indicam que as reservas totais de petróleo da Venezuela são de cerca de 300 bilhões de barris, sendo, portanto, maiores do que as da Arábia Saudita, que, segundo o último boletim da OPEP, detinha 266 mil milhões de barris de reservas provadas de petróleo em 2009. O país andino está entre os 10 maiores exportadores de petróleo e um dos principais fornecedores para os Estados Unidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás