Controladores em aplicações industriaisControladores ou manches, foram originalmente inventados no início do século 20 para aplicações na aeronáutica, mas nos últimos tempos tornaram-se mais associados com jogos de vídeo game e computador. No entanto, devido à eficiência de controle do movimento, bem como o seu desenho intuitivo e de fácil manuseio, muitas aplicações industriais têm utilizado controladores para ajudar no controle, manutenção e operação de máquinas e equipamentos de grande porte. O uso do controlador na indústria certamente não é universal, mas a presença crescente de controlador tem feito estes pequenos dispositivos eficazes para soluções inovadoras pelo design de vanguarda e função.

Controlador básico

Um controlador é constituído por um controle vertical montado em uma pequena plataforma que lê a um movimento em uma, duas ou três dimensões quando acionado. Este é o tipo mais básico de controlador. Outros controles tecnologicamente mais complexos envolvem vários botões, analógicos e outros recursos, incluindo:

Vara: A característica principal de um controlador é a vara, e às vezes compreende toda a unidade. Muitas das varas podem funcionar em duas dimensões, ou seja, tanto para cima, para baixo, esquerda e direita ou em um intervalo de 360° entre dois eixos. Alguns controladores avançados podem operar totalmente em três dimensões, embora estes geralmente sejam reservados para o trabalho na aviação. Muitos utilizam varas autocentradas, que voltam à posição inicial quando não estão em uso.

Interruptor de fogo: São simples botões de ligar/desligar que acionam um mecanismo ou um componente de aplicação. Por exemplo, no controle de válvula, um interruptor de fogo pode disparar e abrir uma válvula. Há frequentemente muitas opções de controladores para interruptores de incêndio.

Polaina: Uma pequena luva de borracha estilo manga protege a vara do vento, impedindo que pequenos objetos e poeira entrem no conjunto da vara, e para manter um bom funcionamento.

Controlador industrialBotão de ângulo de visão: Um botão de ângulo de visão controla certos recursos auxiliares de um aplicativo. Por exemplo, em um avião, um botão de ângulo de visão pode controlar as aletas das asas, a fim de ajudar nas manobras.

Aplicações do controlador industrial

Como controladores são intuitivos para muitos tipos de aplicações móveis, eles são usados para controlar vários tipos de equipamentos incluindo válvulas; máquinas usadas em construção, como guindastes; linhas de montagem e muitos outros sistemas modernos de controle hidráulico. Controladores são versáteis em sua adaptabilidade, por isso a instalação apresenta uma ampla gama de possibilidades a partir do painel de controle. Assim como controladores são concebidos para aplicações em aviões, também são projetados para sistemas de controle de veículos, em tratores, gruas, aspiradores de rua, caminhões de bombeiros, e máquinas de concreto. Alguns controladores são projetados para ambientes inóspitos, como veículos off-road e militares, portanto eles são equipados com mais força na alavanca e vão responder melhor a utilização em condições duras.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos