O que fazem os geo-engenheiros?Os geo-engenheiros são profissionais formados na área de Geo-Engenharia, sendo responsáveis por estudar e aplicar maneiras de manipular o meio ambiente de modo a combater as mudanças bruscas na temperatura e no clima. Modificar a atmosfera da Terra pode parecer uma façanha impossível, mas os profissionais que seguem carreira em geo-engenharia fazem isso através da eliminação de gases de efeito de estufa e do controle de outros fatores que afetam diretamente o ambiente e a biodiversidade.

Como o aquecimento global representa uma ameaça grave para a atmosfera, o estudo da geo-engenharia é cada vez mais uma prioridade dentro do ramo das ciências e da engenharia. A Geo-Engenharia como ciência lida com o aquecimento global gerado pelo efeito dos gases nocivos, tais como o dióxido de carbono, e quaisquer outros produtos químicos na atmosfera que acarretam no superaquecimento da terra. O trabalho de um geo-engenheiro é determinar formas de eliminar gases e substâncias poluentes, bem como reduzir a temperatura da Terra através de meios científicos.

Esses profissionais estão constantemente tentando encontrar novas formas para reduzir e estabilizar a temperatura do planeta. Para isso, eles consideram desde o lançamento de milhares de satélites com espelhos em órbita para refletir o sol até pulverizar partículas de enxofre na atmosfera, com uso de aviões,o que iria engrossar o ar o suficiente para refletir a luz solar de volta, a fim de baixar o termostato, conforme o que foi divulgado na Revista Times, em agosto de 2009.

Geo-engenhariaPara seguir carreira nesse ramo de engenharia e se tornar um geo-engenheiro gabaritado é preciso obter conhecimentos nas mais diversas áreas- as mais importantes são química, física, biologia, ecologia, meteorologia e conhecimentos sobre a atmosfera. Os engenheiros combinam todas essas áreas do conhecimento para determinar novas formas de modificar a atmosfera em prol do meio ambiente.

Embora a geo-engenharia possa reverter um efeito positivo sobre a Terra, numerosos grupos da sociedade civil em todo o mundo condenam a ideia de que os geo-engenheiros devam interferir no clima. Estes grupos da sociedade civil acreditam que o impacto de interferir na atmosfera terrestre poderia causar mais danos do que benefícios. Eles também acreditam que as experiências feitas por esses cientistas do setor de engenharia possam ser devastadoras para o ecossistema.

Mas, segundo especialistas, a geo-engenharia tem mais pontos positivos do que negativos; embora não consiga resolver completamente o aquecimento global, a técnica é capaz de eliminar o uso de combustíveis fósseis, de criar sustentabilidade e reduzir o número de emissões de carbono que acarretam no aquecimento global. Uma coisa é certa - a gestão do meio ambiente é vital para o bem-estar do planeta no futuro. A humanidade e os ecossistemas serão grandemente impactados pela forma como as gerações atuais lidam com as mudanças climáticas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial