Fabricação de tubos de plásticoDe assentos de carro para crianças ao teclado do computador, todo o dia em nossas vidas temos contato com algum tipo de plástico. Mas além de seu uso em objetos comuns, ele serve também como um componente essencial na fabricação e nos setores da manipulação de materiais. Os tubos de plástico, em particular, são responsáveis por uma infinidade de funções em uma vasta gama das indústrias, incluindo tratamento de águas residuais e farmacêutica e manipulação de aplicações de água limpa. Como o tubo de plástico é tão versátil e está disponível em composições variadas, a maneira como os tubos são usados em diferentes setores da indústria pode diferir.

Tubulação de plástico no tratamento da água

Além do plástico usado em tubulação de águas residuais e de tratamento da água, há outros quatro tipos comuns de tubos plásticos utilizados: acrílico, policarbonato, vinil e polietileno. Dentro da fábrica, a tubulação é normalmente usada durante as operações de produtos químicos que atendem a temperatura e as necessidades de corrosão do plástico. Para conectar e juntar os tubos, as extremidades são fundidas com calor ou com o cimento solvente. Em ambos os processos, as extremidades dos tubos são primeiramente derretidas até que fiquem macias e maleáveis, então são pressionadas juntas. Com o cimento solvente, o solvente é usado para dissolver um pouco a extremidade do tubo, então elas são pressionadas juntas. As extremidades então endurecem criando um conjunto forte. Quando o calor é usado, a extremidade do tubo é pressionada contra uma chapa quente até derreter e em seguida, é pressionada contra a extremidade do outro tubo. À medida que esfria, endurecem e os tubos ficam unidos.

Quando se trata de manipulação de água, o polietileno (e também o cloreto de polivinila) é o material preferido para os tubos de plástico. Como o interior dos tubos de plástico é tão suave, a perda de atrito é menor do que com outros tipos de materiais de tubulação, tal como o metal. Além disso, o plástico é leve, tornando-o fácil de instalar. No entanto, é importante evitar a utilização do plástico em torno do óleo, gasolina ou qualquer tipo de solvente industrial, pois estes podem degradar o plástico e potencialmente contaminar a água. Nos casos em que os tubos de plástico são utilizados para transportar a água potável, os tubos devem aderir às normas do Inmetro. Aprovada a tubulação Tubos de plásticoela irá carregar no seu exterior um selo do Inmetro.

Tubulação de plástico em aplicações farmacêuticas

Muito parecido com os tubos que lidam com a água potável, a tubulação para ser usada em aplicações farmacêuticas também deve atender a certas normas, e ser fabricadas com aplicações sensíveis em mente. Para aplicativos que usam tubos de plástico para mover líquidos farmacêuticos, normalmente há dois tipos de tubos disponíveis: camada única e laminado. A tubulação de camada única não apresenta traços de barreiras, apesar da presença de um revestimento. O tubo laminado, por outro lado, apresenta uma camada de barreira dentro da estrutura composta pela laminação.

Na produção de tubo há duas etapas diferentes. A primeira etapa envolve a fabricação do tubo por si mesmo, referida como uma luva. A segunda etapa envolve unir a extremidade rosqueada do tubo, também chamada de cabeça.

A fim de gerar uma luva plástica (para fabricar um tubo de camada simples) o plástico PEBD é alimentado em uma extrusora, e passa por uma matriz. O resultado é um tubo grosso de 12 a 20 mm de espessura de parede, que está pronto para ser revestido. O tubo é então resfriado, o que ajuda a acelerar o endurecimento e também cortado no comprimento designado. Em seguida, a luva é revestida para melhorar a resistência à umidade e outras propriedades desejadas.

O método Strahm depende da extrusão e moldagem por injeção para ligar a rosca de uma ponta ao fim de um tubo. O método de Downs, o mais comum dos dois, usa compressão para moldar a cabeça no tubo.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação