Avaliação de Saúde OcupacionalUma avaliação de saúde ocupacional é um exame médico realizado por um médico especializado em segurança do trabalho que determina se alguém está ou não apto para desempenhar uma determinada tarefa no ambiente de trabalho. A avaliação também pode incluir recomendações para melhorias no local de trabalho com o objetivo de auxiliar o funcionário a executar seus serviços de forma mais segura e eficaz. Alguns empregadores exigem que seus funcionários se submetam a exames de saúde ocupacional em períodos regulares, de modo que eles possam observar mais de perto o estado de saúde física e mental, bem como de segurança dos funcionários. As empresas podem até mesmo solicitar algumas avaliações adicionais, se for o caso.

Em uma situação onde um empregado tenha se ausentado do trabalho devido à doença prolongada de natureza ocupacional, uma avaliação de saúde ocupacional pode e deve ser solicitada, fazendo-se cumprir as leis trabalhistas. Da mesma forma, os funcionários precisam passar por exames bem detalhados antes de voltar ao trabalho após doença ou lesão, a fim de confirmar que eles estão realmente aptos a se restabelecer no ambiente de trabalho. Os operários que atuam em áreas de risco industriais, especialmente os que ficam expostos, durante um longo período, a produtos químicos ou gases, são os que mais sofrem com essas atividades insalubres e, por isso, são os que mais necessitam de exames ocupacionais.

Saúde OcupacionalCabe lembrar que a discriminação em razão das condições médicas apresentadas pelo funcionário é proibida por lei em muitas regiões do mundo, o que significa que os resultados das avaliações ocupacionais não podem ser utilizados como forma de munição para demitir funcionários. No entanto, eles podem ser aproveitados no sentido de confirmar que os trabalhadores são saudáveis, e também para abordar questões de saúde que interferem no bom desempenho das funções.

No decurso de uma avaliação, como os testes audiométricos e de visão,é comum que os funcionários sejam submetidos a um exame físico e a algumas perguntas de rotina, além de dar amostras para análise em um laboratório. O médico pode fazer uso de um conjunto de critérios estabelecidos para confirmar que alguém está apto para o serviço, como um resultado negativo em um teste de tuberculose, uma capacidade demonstrada para levantar um peso mínimo, ou uma boa visão. Se quaisquer problemas forem observados na avaliação de saúde ocupacional, o médico precisa discutir os problemas e possíveis soluções com o paciente, e também relatá-los em documento escrito para o empregador.

Certos tipos de problemas de saúde podem excluir os trabalhadores de tarefas específicas. Motoristas, por exemplo, necessitam de uma boa visão para trabalhar com segurança. Se um problema que impede alguém de trabalhar é identificado em um exame de saúde ocupacional, muitas vezes é exigido que o funcionário seja transferido de cargo, ou até mesmo seja aposentado por invalidez. Também não fica afastada a hipótese de uma licença temporária, até que o funcionário faça o tratamento adequado e esteja reabilitado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho