O que são riscos ocupacionais no trabalho?

O que são riscos ocupacionais no trabalho?Os riscos ocupacionais são os perigos que incidem sobre a saúde humana e o bem-estar dos trabalhadores associados a determinadas profissões. Embora sejam feitos esforços para reduzir os riscos de acidentes no trabalho, esses riscos continuam presentes em indústrias, empresas em geral, estabelecimentos comerciais e demais ambientes profissionais. Reconhecer os riscos ocupacionais é o primeiro passo para elaborar e implementar em programas de segurança do trabalho e redução de riscos com o intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente os que atuam em locais insalubres, como na indústria de mineração ou no setor elétrico.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Alguns trabalhos são, por natureza, extremamente perigosos. No entanto, alguns empregos que proporcionam inúmeros riscos costumam oferecem melhores salários aos seus empregados, em reconhecimento ao perigo ao qual eles ficam expostos, e geralmente também são cobradas taxas mais elevadas para o seguro-saúde do trabalhador. Por exemplo, o valor do seguro contra acidentes do Corpo de Bombeiros é maior do que o seguro feito para um escritório comercial pequeno, porque o pressuposto é de que o combate ao fogo é uma atividade muito mais arriscada.

Riscos ocupacionaisOs riscos ocupacionais podem levar a doenças, ferimentos ou morte. Isso inclui os riscos físicos, como quedas e acidentes com máquinas pesadas, juntamente com os riscos psicológicos, como a depressão e o estresse. Os riscos ocupacionais, com exposição a agentes químicos, biológicos e radiológicos, também são uma preocupação. Em setores onde os profissionais ficam à mercê de situações que podem gerar graves acidentes, um treinamento especial geralmente é fornecido para que os funcionários saibam como lidar com as condições adversas.

Dado que muitos riscos não podem ser eliminados completamente, as empresas precisam, então, tomar certas medidas a fim de minimizá-los, adotando planos de segurança do trabalho que levem em conta estratégias de prevenção de acidentes, treinamentos às equipes e campanhas por uso de equipamentos de proteção individual. Algumas empresas se comprometem tanto com o bem-estar de seus funcionários, que chegam a oferecer espaços de descontração, onde os profissionais podem passar por terapias em grupo e relaxar por alguns minutos.

Os empregados devem se certificar de que eles estão familiarizados com todos os riscos ocupacionais em seus locais de trabalho, e que sabem como lidar com o perigo. Isso abrange desde a postura adequada para digitação com a finalidade de reduzir as lesões por esforço repetitivo até verificar os equipamentos de segurança antes de iniciar as atividades na construção civil ou de manusear instalações elétricas. Os empregadores que deixarem de fornecer treinamento e equipamento adequados para o seu pessoal podem ser penalizados por agências governamentais regulamentadoras que monitoram as condições de saúde e de segurança dos trabalhadores. Mas cabe lembrar que os funcionários que se comportam de forma negligente em relação aos riscos profissionais também são passíveis de punições.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password