CEO da Shell espera poder cooperar com a Rosneft em busca de petróleoPeter Voser, diretor executivo da Royal holandesa Shell Plc, afirmou que está observando de perto a parceria entre a companhia holandesa e a estatal russa Rosneft envolvendo os trabalhos de exploração de reservas petrolíferas.

"Estamos falando de potencial de exploração conjunta”, afirmou Voser em entrevista à TV Bloomberg, em Davos, na Suíça, no último dia 28 de janeiro. "A parceria com as empresas petrolíferas nacionais faz parte do nosso modelo de negócio. Este é o caminho a percorrer, estamos conduzindo- bem e estamos muito contentes com este bom relacionamento entre as companhias de petróleo", destacou Voser.

A Shell, a Exxon Mobil e a BP estão trabalhando em conjunto com as empresas controladas pelo governo nos países ricos em petróleo para obter acesso aos recursos. A Rosneft, a maior empresa russa de energia, concordou em permutar cerca de US$ 8 bilhões em ações com a BP e explorar o Mar de Kara na Rússia. A Exxon e a Rosneft assinaram também este mês um acordo no valor de US $ 1 bilhão, que serão destinados à pesquisas de petróleo no Mar Negro.

"A Rosneft está em contato regular com os players de energia global", disse Rustam Kazharov, porta-voz da empresa de petróleo e energia. O desafio para os produtores é aumentar a produção suficiente a fim de atender à demanda global de energia, que deverá aumentar 50 por cento até 2030 e dobrar até 2050, salientou Voser.

"É uma corrida importante para nós no sentido de abastecer o mercado", informou ele. "No longo prazo, vemos um preço aumento no petróleo devido ao crescimento na demanda de energia". Alguns projetos da Shell são planejados para serem rentáveis, com o preço do petróleo variando entre US $ 50 por barril e US $ 90 o barril, segundo comentou Voser. A empresa, no ano passado, concordou em ampliar a cooperação com a Gazprom, maior produtora mundial de uma das maiores reservas de gás, dentro e fora da Rússia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás