Alpha quer comprar Massey por US $ 8,5 bilhõesA Alpha Natural Resources anunciou em 29 de janeiro seus planos de aquisição da Massey Energy Co. por US $ 8,5 bilhões, visando à fusão das duas gigantes de produção de carvão mundial. "Juntos, nós seremos o maior fornecedor da América de carvão metalúrgico para a indústria de aço do mundo, assim como seremos um fornecedor altamente diversificado de carvão térmico para concessionárias de energia elétrica nos Estados Unidos e no exterior", disse Kevin Crutchfield, CEO da Alpha.

O acordo aprovado pelos conselhos das duas empresas coloca um valor de 69,33 dólares por ações ordinárias da Massey, valorizando o grupo em US $ 8,5 bilhões. Após a conclusão da negociação, a Alpha seria dona de 54% da empresa combinada e os acionistas da Massey deteriam os 46% restantes. O negócio ainda necessita de aprovação das autoridades regulatórias e dos acionistas da Massey.

Mina de carvão“Com a fusão, as empresas passam a somar mais de 110 minas e reservas de carvão combinadas de cerca de cinco bilhões de toneladas, incluindo uma das maiores bases de incidência de carvão metalúrgico do mundo e com a mais alta qualidade.

A Alpha e Massey acreditam que a nova corporação que surgirá da fusão estará bem posicionada para capitalizar, especialmente por causa das fortes tendências da demanda global de carvão, incluindo o carvão metalúrgico utilizado no processo de fabricação de aço. Além disso, a parceria deverá permitir que a Alpha e a Massey se beneficiem de diversificação geográfica e dos ativos, incluindo as operações e as reservas no Centro e Norte de Appalachia, a Bacia de Illinois e a bacia do rio Pó, em Wyoming.

A Alpha destaca que é o terceiro maior produtor de carvão dos EUA. A Massey é a operadora da mina em West Virginia, onde uma explosão de gás matou 29 pessoas no ano passado. A companhia é considerada o quarto maior produtor de carvão nos Estados Unidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas