Métodos de controle da poluição do arÉ fato que o eficaz controle da poluição atmosférica contribui para a preservação do meio ambiente. Com o objetivo de reduzir a quantidade de poluição que é transmitida ao ar, diferentes ações de monitoramento e alguns métodos de controle da poluição do ar devem ser considerados por indivíduos, empresas e indústrias. Embora existam diferentes tipos de sistemas e dispositivos para o melhor controle da poluição ambiental, a compreensão das principais diferenças entre esses métodos é algo muito importante. Os melhores métodos para o controle da poluição do ar, muitas vezes, dependem do empenho de cada cidadão e da conscientização do mundo corporativo.

O carbono ativado é uma das formas mais populares de reter a poluição do ar. Esse tipo de controle envolve o uso de um filtro com o carbono ativado para reduzir a quantidade de poluentes que estão no ar. Quando em uso, esses filtros absorvem os poluentes, ajudando a limpar a atmosfera. O carvão ativado pode coletar partículas de gases, líquidos ou impurezas, que passam a ficar retidas em seus poros. Por isso, o material se apresenta como um excelente purificador de líquidos ou gases.

Biofiltração em sistema de tratamento de águaA biofiltração, ou biofiltragem, é outro tipo eficaz de controle da poluição atmosférica. Esse sistema de biofiltragem utiliza microrganismos, como fungos e bactérias, para dissolver os poluentes. Muitas indústrias tiram proveito desses sistemas de biofiltração, incluindo as indústrias de alimentos, as empresas farmacêuticas e estações de gestão de águas residuais. Embora este método de controle de poluição do ar funcione muito bem, é necessário um grande espaço para operar um sistema de biofiltração. Muitas indústrias não contam com uma área ampla disponível, de modo que este processo de filtragem do ar é muitas vezes ignorado pelas empresas.

Uma vez que as emissões de poluentes provenientes dos motores de automóveis são responsáveis por grande parte da poluição do ar, várias medidas devem ser tomadas a fim de reduzir essas emissões. Muitas vezes, algumas substâncias oxidantes catalíticas são colocadas dentro dos sistemas de exaustão dos veículos. Esses oxidantes ajudam a diminuir a quantidade de emissões geradas pelos carros. No entanto, os oxidantes não reduzem completamente a poluição do ar causada pelos automóveis.

A redução das emissões de poluentes por automóveis está sendo conquistada aos poucos com o surgimento de carros elétricos híbridos, os chamados carros ecologicamente corretos (ou, ainda, carros “verdes”), que funcionam com o uso de baterias. Diversas montadoras estão se empenhando em projetos de carros ecológicas e muitas até já lançaram seus veículos híbridos no mercado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente