Benefícios do filtro lavador de fumaçaUm filtro lavador de fumaça é um equipamento que visa eliminar os gases perigosos, vapores e outros poluentes do ar. Eles são comumente utilizados em ambientes industriais ou científicos para remover os subprodutos dos processos industriais e científicos que podem ser prejudiciais às pessoas ou ao meio ambiente.

Filtro lavador de fumaçaOs sistemas de filtros de lavagem de fumaça são uma forma de gerenciar a liberação de substâncias nocivas no ar e aderem às regras impostas pelo Governo. O gás liberado a partir de um purificador de fumo pode ser testado com o objetivo de se estabelecer se um determinado grau de pureza foi ou não alcançado.

Existem dois tipos de filtros lavadores ou purificadores de fumaça que são de uso comum: os lavadores úmidos e lavadores secos. Os filtros lavadores úmidos aproveitam uma solução de lavagem líquida para coletar partículas perigosas em estado gasoso. Os gases tóxicos podem ser pulverizados ou expelidos através do líquido. Quando as partículas entram em contato com o líquido, saem do ar e permanecem no estado líquido; assim, o ar fica mais puro. O gás pouco purificado é então liberado, muitas vezes através de uma chaminé, sem a maioria dos contaminantes que causam danos às pessoas ou ao meio ambiente.

No caso de um filtro lavador de fumaça seco, pouco ou nenhum líquido é utilizado no processo de lavagem. Em geral, um filtro lavador de fumaça seco é exclusivamente usado para remover gases ácidos do ar. Em um filtro lavador seco, um gás reativo adsorvente é adicionado ao gás ácido, provocando uma reação e neutralizando os ácidos perigosos. Em geral, os métodos de lavagem puramente secos não são totalmente eficazes, mas de modo híbrido, os sistemas parcialmente secos são frequentemente empregados para obter maior pureza do ar.

Na maioria dos casos, um filtro purificador de fumaça não é capaz de converter os gases tóxicos em uma forma mais segura de gás, por isso, a eliminação dos resíduos ainda é uma preocupação. Os resíduos, geralmente, ainda apresentam-se na forma líquida ou sólida após o processo de lavagem, e geralmente há muitas regulamentações ditando exatamente como os resíduos podem ser eliminados.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos