Impermeabilização de cimento na construçãoA impermeabilização do cimento se refere à aplicação de uma barreira contra a umidade nas paredes ou pisos de cimento, sendo muito importante para a construção ou reforma de casas. Muitas destas barreiras de umidade são criadas com produtos como o epóxi ou misturas de látex, que serão aplicadas como um selante de vedação. Antes de iniciar a impermeabilização de cimento ou de concreto, devem ser tomadas medidas para consertar e preparar a superfície para a posterior impermeabilização.

O primeiro passo para o processo de impermeabilização do cimento é nivelar e reparar as paredes ou pisos a serem protegidos. A reparação de rachaduras e fissuras no concreto ou cimento com argamassa ou outros produtos vai ajudar a impedir a umidade ou vazamentos através do concreto. Após preencher as rachaduras e as fissuras do cimento, o concreto danificado pode necessitar de pinturas antes que seja aplicado o produto impermeabilizante.

Cimento impermeabilizadoAlgum trabalho adicional pode ser necessário antes de iniciar a impermeabilização do cimento, caso haja um vazamento constante através da seção danificada. A fim de reparar essa parte do piso ou da parede, uma tubulação deverá ser colocada no orifício com argamassa ao redor dele. Se houver um fluxo constante de vazamentos de água pela tubulação, um sistema de drenagem pode ser instalado para drenar a água.

Após todos os reparos serem concluídos, as paredes ou pisos deverão estar prontos para a a impermeabilização do concreto ou do cimento. Caso a superfície tenha sido pintada no passado, esta tinta pode precisar ser removida para que o selante de água consiga aderir ao concreto com maior facilidade. Com uso de pulverizadores, dispositivos de jateamento, escovas de aço é possível remover a pintura antiga da superfície do concreto e passar as camadas de impermeabilizante.

Quando a tinta for removida, o composto de impermeabilização do cimento pode ser aplicado sobre a área desejada. A superfície deverá ser pulverizada com uma fina camada de água antes de o selante ser passado na superfície. Se é um piso que está sendo impermeabilizado, o selante deve ser aplicado sem que haja água parada ou algum tipo de sujeira, o que prejudica o resultado final estético do processo de impermeabilização.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil