Uso do indicador de umidadeA umidade é uma medida da quantidade de vapor de água no ar. A umidade relativa do ar é a quantidade de umidade, expressa em percentagem. Um indicador de umidade, também conhecido como um higrômetro,é um instrumento de medição absoluta ou relativa da umidade atmosférica. Um indicador de umidade também pode ser usado para medir a umidade em outros contextos, além do ar. O artista e inventor italiano Leonardo da Vinci foi reconhecido como o inventor e construtor do primeiro higrômetro no século 15, e cientista e inventor inglês Robert Hooke também projetou um higrômetro notável.

Existem várias maneiras diferentes de medir a umidade. Um tipo de dispositivo usado para esta tarefa é um psicrômetro. Um psicrômetro inclui um termômetro de bulbo úmido e um termômetro de bulbo seco, que são comparados com o cálculo de umidade relativa. Outro tipo é um higroscópio, que mostra as mudanças na umidade relativa, mas não o grau de mudança.

Indicador de umidadeUm indicador de umidade é utilizado para diversas aplicações. Este tipo de equipamento de controle e medição de umidade é aplicável na análise em solo de plantas sensíveis, como as orquídeas, para permitir uma avaliação constante da temperatura e umidade do solo a fim de garantir o melhor contexto de crescimento. Um medidor de umidade é caracteristicamente empregado para manter um ambiente adequado a diversos tipos de animais de estimação. É normalmente utilizado por criadores de caranguejos, cobras, sapos, tartarugas, anfíbios, lagartos, tartarugas e outros animais.

Na avaliação do conforto e da segurança no setor de construção civil, um indicador de umidade e um medidor de umidade podem ser utilizados. A manutenção do nível de umidade abaixo de 50 por cento contribui para evitar o mofo e o bolor - ou pelo menos para torná-los inativos -, bem como impedir a procriação de ácaros no ambiente. O medidor de umidade também é parte de um conjunto de padrão meteorológico, juntamente com um termômetro e um anemômetro, servindo para estudos e análise sobre o clima.

Em outros casos em que a avaliação da umidade é importante, como no caso de análise de umidade em adegas de vinho, um indicador de umidade também pode ser usado. Modelos especiais de indicadores de umidade digitais podem ter marcações para mostrar a faixa de umidade ideal. Os indicadores de umidade portáteis podem ser utilizados em conjunto com um sistema de gestão da adega.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação