Tipos de bombas de sucçãoAs bombas de sucção foram usadas para a transferência de líquidos de um lugar para outro desde os tempos antigos. Ao longo de seu desenvolvimento, a bomba de sucção foi aproveitada para uma variedade de tarefas importantes. Considerando os modelos de bombas manuais antiquadas de sucção de água às modernas bombas elétricas, todos esses equipamentos lidam com produtos químicos e petróleo, utilizando o poder do vácuo para realizar o trabalho de sucção de líquidos e fluidos.

Os tipos mais simples e antigos de bombas de sucção foram utilizados pela primeira vez pelos romanos, muitos séculos atrás e são usados ainda no século 21. Essas bombas criam um bloqueio de ar (gerando o vácuo) dentro de um sistema de tubulação que leva, normalmente, para um poço de água. Quando o vácuo é criado com êxito, a água é sugada através dos tubos. Este método de pressão de bombeamento foi usado para fornecimento de água potável ao combate a incêndios.

As bombas mais modernas assumem esta mesma premissa. Estes tipos de bombas industriais têm enormes motores elétricos que ajudam a sugar os líquidos em muitas atividades industriais. Simples, os motores de turbina giram quando ativados e removem efetivamente o ar na tubulação do sistema, tirando água de sua fonte. Os ambientes domésticos utilizam uma versão menor, e este tipo de bomba de sucção também é utilizado por muitas indústrias para o transporte de líquidos, tais como produtos químicos para que os operários não tenham de lidar com esses produtos perigosos e geram riscos de acidentes.

Bomba de sucção a vácuoUm derivado da bomba de sucção final é a bomba de sucção dupla. Uma bomba de sucção final retira o líquido através de uma única entrada, e um desequilíbrio de pressão pode ser provocado quando ele sai da força centrífuga do motor. Os modelos de bomba de sucção dupla trazem o líquido em duas câmaras e distribuem igualmente esse líquido, facilitando seu uso sem desgaste do mecanismo. Esta versão é preferida por muitas fábricas e instalações de produção, mas seu uso fica mais restrito devido ao alto preço de custo, que geralmente é muito maior do que a de uma bomba de sucção única.

As bombas de sucção têm sido utilizadas em escalas menores, provando que esses equipamentos não servem apenas para grandes empresas ou para o consumo doméstico. A indústria automotiva, em especial, tem adotado essa tecnologia para a troca de óleo nos veículos. Essas rápidas mudanças em termos de tecnologia estão se tornando um padrão da indústria, por isso, os fabricantes de bombas de sucção passaram também a desenvolver novos mecanismos, facilitando o manuseio do equipamento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos