Material de isolamento rígido na construçãoO isolamento rígido é conseguido com uso de um material de construção para fornecer resistência térmica das paredes, fundações e telhados. Esse material está disponível em lâminas moldadas ou extrusadas de tamanhos variados, que são produzidas em poliestireno ou poliuretano. Este material ajuda a melhorar a eficiência energética de um ambiente como casas e indústrias, impedindo o ar frio ou quente de penetrar nas paredes. A resistência térmica do isolamento rígido é medida pelo material de valor-R. Valores superiores ao de R significam que o material é mais resistente à transferência de temperatura, enquanto os valores abaixo de R indicam que o ar pode facilmente passar para dentro ou para fora de casa.

O uso do material isolante rígido  na construção civil pode melhorar o conforto dos ocupantes, enquanto ajuda a reduzir as contas de energia. A redução resultante no uso de energia também beneficia o meio ambiente, levando a menos emissões de gases de efeito estufa. Embora muitos tipos de material de isolamento possam desempenhar essa função, o isolamento rígido, feito com espumas de polietileno e outras matérias-primas, geralmente fornece uma resistência térmica mais elevada do que outros materiais de espessura semelhante. Os painéis rígidos são mais densos e mais finos do que outros materiais de isolamento, e podem ser instalados com aberturas menores ou articulações, resultando em menos infiltração do ar.

Placas de isolamento rígidoAs placas de isolamento rígido são normalmente instaladas entre as paredes ou pisos de revestimento de uma casa. Os painéis são colocados bem juntos, e os revestimentos podem ser calafetados ou unidos para proporcionar resistência térmica máxima. Em situações em que a infiltração de umidade é uma possibilidade, o isolamento pode ser revestido com um material de revestimento impermeável e resistente à água.

O isolamento rígido também pode ser instalado em telhados ou fundações. Os painéis do telhado devem ser densos o suficiente para não se moverem, e geralmente eles são armados acima do madeiramento do telhado, mas abaixo das telhas. Resistentes à água, os painéis rígidos podem ser aplicados no exterior das fundações, mas é mais comum sua instalação no interior das paredes, ou abaixo de um piso ao nível do solo. Quando montados no exterior da fundação, os painéis podem ser tratados com inseticidas para prevenir danos causados por cupins.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil