Bombas centrífugas e bombas de deslocamento

Bombas centrífugasApesar de ambas as bombas centrífugas e de deslocamento usarem a força mecânica para mover o líquido, bombas centrífugas dependem também da pressão. Bombas de deslocamento positivo operam isolando uma quantidade de líquido, e mecanicamente deslocando o líquido em um tubo ou outro dispositivo de descarga. Eles podem mover um volume fixo, com diferentes níveis de pressão, mantendo um fluxo constante. A fim de deslocar o líquido e atingir a vazão desejada, uma bomba de deslocamento positivo depende de um dispositivo mecânico de rotação para impulsionar o líquido junto.

Bombas centrífugas funcionam de forma muito semelhante, mas usam um rotor rotativo para infundir o líquido com a energia cinética (velocidade de criação), que é então convertida em pressão. No entanto, ambas as bombas podem ser usadas em aplicações semelhantes (e muitas vezes as mesmas), por isso pode ser difícil saber qual a bomba favorece uma dada tarefa.

Bombas centrífugas, quando executadas a uma velocidade constante, produzirão quantidades variadas de água descarregada como resultado da variação da pressão. Parar o fluxo de água sem provocar um aumento indesejável da pressão (de cabeça) é possível com uma bomba centrífuga, por causa dessa inconstância. Bombas de deslocamento, por outro lado, quando funcionando a uma velocidade constante, têm uma taxa constante de descarga. Portanto, se o fluxo é interrompido, a bomba parara rapidamente ou quebrará. Neste caso, a pressão dentro da bomba de deslocamento é completamente subordinada a um dispositivo de giro mecânico rotativo, e da força que é capaz de aplicar contra a água.

Ao assegurar que uma bomba centrífuga funcione corretamente, a velocidade da bomba deve variar em relação às várias cabeças (pressões). Da mesma forma, se a velocidade é alterada, a eficiência da bomba também irá variar. Como as bombas de deslocamento não dependem da relação entre a velocidade e a cabeça, a eficiência da bomba é somente a capacidade do dispositivo de rotação da bomba em aplicar a força contra a pressão mecânica da água, a velocidade não dependente da cabeça.

Bbombas de deslocamentoGeralmente, as bombas centrífugas tendem a ser mais rápidas do que as bombas de deslocamento, o que significa que podem mover um volume maior de água no mesmo período de tempo. Como resultado, as bombas centrífugas são preferidas em aplicações em que um maior volume de água deve ser movido e a pressão não é um fator. Além disso, uma bomba centrífuga é menor em tamanho do que uma bomba de deslocamento, a menos que a pressão extrema (cabeça) seja usada para uma pequena quantidade de água, neste caso a bomba centrífuga seria maior em tamanho e se assemelharia a bomba de deslocamento.

Embora as bombas centrífugas sejam muitas vezes mais rentáveis, menores e fáceis de usar as bombas de deslocamento oferecem um conjunto distinto de vantagens. Em aplicações onde um volume muito pequeno de líquido deve ser bombeado, a bomba de deslocamento é muitas vezes a melhor escolha. Além disso, como elas não operam sobre um conjunto de relacionamento entre a cabeça e a descarga, as aplicações onde a cabeça ou descarga devem variar podem favorecer uma bomba de deslocamento.

Bombas de deslocamento requerem mais manutenção, mas geralmente são mais eficientes do que as bombas centrífugas e são frequentemente utilizadas em encanamentos de petróleo. Como as bombas centrífugas podem caracterizar impulsores variados e transformar a energia cinética em pressão, podem ser projetadas para lidar com tipos abrasivos ou corrosivos do fluido.

Veja o indicador de empresas relacionado a bombas centrífugas:
Bomba elétrica

Bombas de 12 volts

Bombas de água

Bombas químicas

Bombas submersíveis

Bombas verticais

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password