Tipos de bombas dosadorasAs bombas dosadoras movem o líquido em taxas de fluxo ajustáveis. O termo bomba dosadora pode se referir a um grande número de estilos de bombas. Embora não haja coisa semelhante como uma bomba dedicada à medição, algumas bombas estão melhores equipadas para produzir taxas de fluxos ajustáveis do que outras. Como as bombas dosadoras conseguem bombear quantidades precisas de líquidos, elas são projetadas para serem livres de vazamentos e extremamente confiáveis. Basicamente, elas operam em dois movimentos distintos. Em primeiro lugar, a bomba faz o curso de admissão, puxando o líquido para a cavidade da bomba. Uma vez que o líquido é passado à válvula de retenção de entrada, a válvula se fecha a válvula de saída é aberta. A bomba, em seguida, descarrega o líquido.

As bombas dosadoras são utilizadas para bombear uma variedade de líquidos, produtos químicos e soluções, e são projetadas para atender a uma grande gama de necessidades. Várias bombas têm uma larga escala de pressão de saída, o que significa que a descarga pode variar muito. Dependendo do tipo de bomba, esse intervalo pode atingir até 5.000 psi. Em alguns casos, elas também são capazes de fluxo contínuo, em oposição ao fluxo pulsante. Várias bombas também são capazes de lidar com líquidos viscosos e podem executar em velocidades diferentes.

Bomba de pistão

Uma bomba de pistão funciona como uma bomba dosadora e opera com o movimento de vai e vem de um pistão ou êmbolo. O movimento do pistão dentro e fora da câmara cria um diferencial de pressão com as válvulas de entrada e saída. Quando o pistão se move para dentro da câmara, ele cria um espaço altamente pressurizado, fazendo com que se abra a válvula de entrada permitindo que o líquido entre na câmara. Quando o pistão sai da câmara, ele cria um vazio, fechando a válvula de entrada e abrindo a válvula de saída. As saídas líquidas da câmara procedem a um cano ou tubo. Esta ação pode ser feita com uma rapidez incrível e com altas pressões até 5000 psi.

Bomba de fole

Bombas dosadorasUma bomba de fole opera como uma grande câmara semelhante ao acordeão, como aqueles que podem ser usados com fogo. O funcionamento do fole provoca a entrada e a saída do líquido na câmara da bomba. Devido a essa ação, os selos não são necessários e os foles da bomba não irão vazar. No entanto, as bombas de fole podem ficar obstruídas por líquidos viscosos e abrasivos, assim válvulas especiais são necessárias para funcionar com estes líquidos.

Bomba de diafragma

Uma bomba de diafragma usa um diafragma flexível de borracha que comprime e descomprime para mover o líquido. Este movimento constante na câmara da bomba, semelhante à bomba de pistão, faz com que o líquido se mova para dentro e para fora das válvulas de entrada e saída da bomba. A natureza hermética dos selos do diafragma sela a câmara de bomba sendo desnecessário selos adicionais. A bomba de diafragma pode lidar com um monte de líquidos mais viscosos que outras bombas não podem, mas é incapaz de executar com um pedido específico. Elas têm capacidade de alta pressão de 250 psi e pode atingir débitos de até 20 L / min.

Bomba peristáltica

As bombas peristálticas são assim chamadas por causa dos tubos usados para fazê-las funcionar. Um tubo de cloreto de polivinila, borracha de silicone ou de fluoropolímero, é enrolado com uma bomba de rotor circular. O rotor gira e exerce pressão sobre uma seção da tubulação. Esta compressão fecha o líquido dentro da bomba através do tubo. Este processo é desenvolvido a partir de fenômenos naturais. As bombas peristálticas são fáceis de esterilizar e de fácil manutenção, porque elas não têm válvulas ou partes interiores difíceis. Mesmo a substituição de peças é barata por causa do custo da tubulação interna. E fabricá-las a partir do zero é relativamente barato também. Elas são capazes de lidar com pressões de até 125 psi a vazões de até 9,4 L / min.

Veja o indicador de empresas relacionado a bombas dosadoras:

Bombas de distribuição

Bombas dosadoras de pistão

Bombas dosadoras químicas

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos