Uma grua hidráulica é um equipamento utilizado para levantar ou transportar objetos pesados ou de grandes dimensões. Ao contrário das tradicionais gruas ou elevadores, Grua hidráulica na indústria navalos tipos de gruas hidráulicas contam com um mecanismo que funciona com um pistão hidráulico, em vez de um sistema operacional grande motorizado. Este mecanismo permite que o pistão hidráulico da grua possa levantar cargas muito maiores com um motor bastante pequeno em comparação com os guindastes de tamanho similar.

Muitas marinas e estaleiros, além de indústrias navais, utilizam uma grua hidráulica para mover os barcos dentro e fora da água. Outros recorrem a essas talhas para carregar e descarregar contêineres de carga e de transporte da embarcação para caminhões nas proximidades ou instalações de armazenagem. Nas plantas industriais e nas operações de armazém o uso de um modelo de grua hidráulica é sempre bem-vindo para movimentar equipamentos ou montar e armazenar produtos acabados.

Grua ou elevadorUma grua hidráulica também pode ser encontrada na mineração ou em operações de escavação, ajudando a elevar objetos pesados. Estes tipos de guindastes também podem ser usados para erguer aço ou outros componentes estruturais em um canteiro de obras. Alguns caminhões e barcos usam as gruas hidráulicas industriais para trabalhos de içamento de pequeno porte.

Esses guinchos usam um pequeno motor elétrico para mover um ou mais pistões dentro do dispositivo. Conforme os pistões se movem para baixo, eles aplicam uma pressão sobre o fluido hidráulico. Uma vez que os níveis de fluido ficam no limite mínimo, esse fluido transfere a pressão para o mecanismo de elevação. Quando os pistões se movem em sentido inverso, a grua pode abaixar sua altura e liberar os objetos, conforme indicado pelo operador da máquina. A maioria das gruas conta com um carro operador-padrão, que fica ao longo da base da torre de sustentação.

Uma das principais vantagens de utilizar uma grua hidráulica é a distância relativa entre o motor e o mecanismo de elevação. Com o motor mantido à distância, a máquina pode operar com muito mais lentidão do que um guindaste tradicional ou elevador. Isso torna esses tipos de gruas industriais ideais para uso interno em galpões. Estes sistemas também oferecem um grande volume de içamento de peso em comparação com seus motores de pequeno porte.

Estes elevadores hidráulicos também estão associados com alguns potenciais inconvenientes que os compradores devem estar cientes. As gruas hidráulicas não funcionam tão eficientemente como outros dispositivos de elevação, o que poderia diminuir a produtividade e aumentar alguns custos operacionais. Como todos os sistemas hidráulicos de base, estes guindastes são suscetíveis a vazamentos no interior das cavidades do petróleo, que exigem extensos reparos e manutenção frequente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos