Sistema de armazenamento e recuperação automatizado

Sistema de armazenamento e recuperação automatizado Um sistema de armazenamento e recuperação automatizado é um sistema de gestão de inventário que faz uso de computadores e da robótica para o seu bom funcionamento. Utilizado em atividades como fabricação, distribuição e armazenagem, esses sistemas automatizados de armazenagem são bastante caros para projetar e instalar, mas se revelam altamente eficientes em termos de controle de estoque; em longo prazo, isso representa uma redução de custos significativa associada à gestão de estoque e distribuição.

Um sistema complexo de armazenamento e de recuperação é algo aplicável para uma ampla variedade de finalidades, tais como o armazenamento de documentos de arquivos, armazenamento de peças de reposição na manutenção, de peças nos estoques e para a gestão de logística de matérias-primas até sua expedição.

sSstema de armazenamento automatizado Embora o armazenamento automatizado seja encontrado em instalações industriais, há muitos sistemas comumente conhecidos de armazenagem e de recuperação que são utilizados diariamente pelos consumidores em todo o mundo. Duas das características mais significativas de um sistema de armazenamento e recuperação são a grande diminuição do tempo necessário para realizar as tarefas de armazenar ou recuperar itens, seja para uso interno ou externo, e as enormes economias de espaço.

Um sistema totalmente automatizado pode incluir faixas no chão ou suspensas no teto para guiar máquinas e robôs a fim de elas se movam de um local para outro, armazenando ou selecionando materiais com toda a facilidade, sem a intervenção de operadores. Os itens podem ser armazenados em suas próprias embalagens ou podem estar contidos em recipientes. Quando houver a seleção e a recuperação de vários itens, eles serão transferidos para um cliente, e, então, o operador deve inserir os códigos de identificação em um computador, identificando a localização de cada item e instruindo a máquina como recuperar esse objeto e encaminhá-lo a outro local onde será embalado para entrega ao cliente.

Há muitos recursos e benefícios de um sistema de gestão de armazenamento e recuperação na logística que tornou-se uma alternativa muito conveniente para a realização desses trabalhos, que até alguns anos atrás, eram feitos quase que manualmente. Como a gestão de estoques melhorou bastante com o emprego de novas tecnologias, bem como seu monitoramento também ficou mais eficiente, houve a redução de mão-de-obra e dos acidentes de trabalho com lesões associadas, além da redução do tempo necessário para recuperar o material e atender aos pedidos dos clientes. Todos esses fatores levam a uma economia significativa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password