Benefícios da internet 3GA internet 3G refere-se a um tipo de acesso à internet prestado pelas empresas de telefonia móvel, no qual os assinantes podem fazer proveito para acessar a rede virtual com velocidades mais rápidas do que as oferecidas pelas versões anteriores, como 2.5G e 2G. É um tipo de tecnologia tipicamente usado em dispositivos móveis como telefones celulares ou ainda em qualquer dispositivo 3G capaz de acessar a rede. O termo “3G” significa terceira geração, sendo considerada a terceira geração da tecnologia de rede sem fio. É um conjunto de normas ou regras que permitem aos dispositivos móveis se conectarem sem fio à Internet para navegar na web e fazer chamadas telefônicas. O nome técnico para a rede 3G é o Mobil International Telecommunications-2000, ou MT-2000.

Para utilizar a internet 3G, o usuário deve ter um dispositivo compatível 3G como um telefone celular ou um notebook 3G. É preciso também fazer o pagamento de assinatura para ter o direito de utilização da rede 3G. A conexão Wi-Fi tradicional permite aos usuários acessarem a Internet a partir de um laptop ou outro dispositivo que suporte a internet sem fio. Enquanto o usuário tem de pagar por uma conexão de Internet em sua própria residência, muitas empresas e estabelecimentos comerciais proporcionam este serviço aos seus clientes gratuitamente. As redes 3G não são gratuitas e os dispositivos compatíveis com 3G ainda devem ser adquiridos pelo usuário.

Tecnologia 3GA principal diferença entre Wi-Fi e 3G reside no fato de que as redes 3G também permitem aos usuários fazer chamadas telefônicas e acessar outros recursos a partir de dispositivos móveis que exigem algum tipo de conexão à Internet. A conexão Wi-Fi é empregada principalmente para navegar na Internet e, normalmente, um usuário não pode fazer uma chamada usando uma conexão sem fio. A conexão à rede 3G é estabelecida através do cartão SIM ou cartão de dados.

Uma vez que a conexão 3G é mais acessível se comparada à Wi-Fi, aqueles que se deslocam com frequência podem optar pelo plano 3G. As velocidades são mais lentas nesse tipo de conexão, mas o utilizador pode aceder à Internet 3G em praticamente qualquer lugar onde ele possa receber um sinal de telefone celular. Isto oferece aos usuários um leque mais amplo de cobertura de outras redes.

Aqueles que desejam compartilhar uma conexão de banda larga 3G com um grupo de pessoas podem criar uma rede 3G. Para isso, o usuário vai precisar de um roteador e um modem 3G. O modem se conecta ao laptop ou computador e o roteador envia um sinal para que outras pessoas na mesma sala possam se conectar à internet sem fio. A desvantagem deste tipo de conexão 3G se deve ao seu curto alcance, ao contrário da conexão Wi-Fi.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação