A JY Comercial se preocupa com o bem estar social de seus colaboradores, clientes e fornecedores. Para isso, busca a certificação da norma SA 8000 (Responsabilidade Social). Segundo a funcionária da empresa, Rose Venâncio, a Petrobrás (Macaé) atualmente já exige esta certificação aos distribuidores. “Até o final do ano a JY Comercial terá em seus registros este certificado, pois estamos batalhando desde o começo do ano para que isto acontece”.

A seguir a Política Social da empresa:

A SA 8000 é uma norma internacional baseada nos princípios de onze convenções das Organizações Internacionais do trabalho – OIT, da convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A norma trata das condições no local de Trabalho, que compreende desde o veto à mão-de-obra infantil, ao trabalho forçado, à discriminação, práticas disciplinares abusivas, bem como visa a garantia de saúde e segurança, liberdade de associação e negociação coletiva, horário de trabalho adequado,remuneração justa.

A JY Comercial se compromete a cumprir as legislações Nacionais e internacionais relacionadas aos requisitos SA 8000 e os instrumentos internacionais neles citados, como as previstas na declaração dos direitos humanos, nas convenções do OIT, na convenção da ONU sobre os direitos das Crianças e outros.

Os princípios fundamentais da política social da JY Comercial são:

·Não utilização de trabalho infantil forçado ou práticas disciplinares abusivas que envolvam qualquer tipo de punição corporal, mental e abuso verbal;

·Respeitar e remunerar adequadamente a jornada de trabalho mantendo-se compatível com os requisitos legais;

·Obter os compromissos formais de seus fornecedores, parceiros e prestadores de serviços em atender aos requisitos da SA 8000 com especial atenção a não utilização de trabalho infantil por nenhuma das partes;

·Respeitar os direitos de associação sindical e negociação coletiva dos seus funcionários;

·Garantir a inexistência de qualquer tipo de discriminação em qualquer nível hierárquico;

·Assegurar o desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro e saudável a todos os seus funcionários;

·Melhorias contínuas do seu sistema de gestão da responsabilidade social que garanta o cumprimento dos requisitos da SA 8000 preservando a transparência se suas atividades juntos aos clientes, fornecedores e colaboradores;

Autor(es): Fabiana Rodrigues de Oliveira

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