Benefícios da energia nuclearA energia nuclear tem muitas vantagens sobre as demais fontes de geração de energia, incluindo os combustíveis fósseis, petróleo, carvão, energia eólica, hidrelétrica e energia solar. A produção de energia nuclear é bastante contestada por autoridades e ambientalistas, mas isso em deve, em parte, à inadequada avaliação dos riscos e, principalmente, dos benefícios das modernas usinas nucleares em relação às outras usinas. É fato dizer que a segurança na produção da energia nuclear melhorou muito ao longo dos anos. A energia nuclear ainda é observada com desconfiança por causa de sua associação à bomba nuclear, bem como aos resíduos radioativos.

Um quilograma de urânio pode produzir mais energia do que 200 barris de petróleo, sendo que o urânio é quase tão comum como o estanho. Tório, três vezes mais abundante que o urânio, também pode ser convertido em urânio-233, que é demasiadamente instável para ser utilizado na concepção de bombas.

Então, por que a demora para a construção de novas usinas nucleares? Bem, primeiro, a construção delas é relativamente mais onerosa, apesar de terem um custo menor de operação. Além disso, o custo inicial menor de fontes como gás, petróleo e carvão os torna mais econômicos, mas aos poucos, com o aumento dos preços dos combustíveis fósseis, isso está mudando. Sem falar que o aquecimento global é outra preocupação relacionada ao uso dos combustíveis fósseis para a geração de energia.

Reator nuclearA outra razão para o impedimento de construção das plantas nucleares é o temor e a sensação de insegurança baseados principalmente no acidente de Chernobyl, Rússia, que matou pessoas e deixou sequelas em muitas outras. No entanto, a poluição causada pelo combustível fóssil mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo devido a problemas respiratórios. Mas as usinas nucleares são livres de emissões de gases poluentes, e 95% de todo o combustível usado podem ser reprocessados, produzindo poucos resíduos.

A energia nuclear fornece muito mais eletricidade do que as demais fontes alternativas por um motivo relacionado com as leis fundamentais da natureza. Na natureza, existem quatro forças fundamentais: a força nuclear forte, que mantém o núcleo atômico coeso, a força nuclear fraca, que medeia a radiação, a força eletromagnética e a gravidade. A força nuclear forte, liberada por reações nucleares, é cem vezes mais forte que a força eletromagnética, que é liberada por reações químicas convencionais.

Em prol do meio ambiente, a construção de mais plantas nucleares revela-se uma alternativa favorável e rentável para as empresas do setor energético. Além de garantir a eficiência energética global, a geração de energia nuclear não polui o ecossistema e impede o lançamento de gases poluentes e tóxicos ao ar, o que é a principal preocupação das indústrias e das autoridades políticas mundiais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia