Nissan vê aumento dos lucros em 78%Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, a montadora japonesa Nissan disse que seu lucro líquido no terceiro trimestre fiscal de 2010 subiu em 78%, impulsionado pelas vendas na Ásia e na China, que compensaram a fraca demanda no Japão e o impacto da valorização do iene.

Ao contrário de seus concorrentes Honda e Toyota, a Nissan viu subir os lucros do terceiro trimestre, apesar da fraca demanda doméstica e um iene (moeda japonesa) mais forte, o que torna as exportações mais caras e corrói os lucros repatriados. A Honda e a Toyota observaram os seus lucros despencarem em cerca de 40% no terceiro trimestre fiscal.

No entanto, os três grandes empresas fabricantes de automóveis do Japão também elevaram suas perspectivas de lucro líquido anual devido ao forte desempenho de abril até dezembro de 2010, sugerindo que a indústria está resistindo ao aumento do iene de modo bem melhor do que o esperado.

A Nissan comunicou que seu lucro líquido no último trimestre de 2010 foi de 80.1 bilhões de ienes (972.000 mil dólares americanos), em comparação com os 45 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior. No entanto, o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, alertou para o risco dos custos de produção crescentes e uma maior volatilidade na taxa do iene em relação a outras moedas principais no atual trimestre.

"Apesar de prever os riscos dos preços das commodities e a volatilidade da taxa de câmbio no último trimestre, nós vamos continuar a ter bons resultados, mantendo-nos focados em nossas estratégias para buscar o crescimento rentável", salientou Ghosn.

O resultado surge apesar de uma queda de 20,5% nas vendas da Nissan no Japão, de outubro a dezembro de 2010, período seguinte à expiração de subsídios governamentais para incentivar a aquisição de veículos ecológicos. No entanto, isto foi compensado pela forte demanda na Ásia, onde as vendas cresceram 22,1% e, especificamente na China, que viu um aumento de 20,4% em termos de unidades vendidas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas