Aplicação da glicerina líquida na indústria

Aplicação da glicerina líquida na indústriaA glicerina líquida é um composto amplamente utilizado nas indústrias de alimentos, indústrias de cosméticos e vários medicamentos devido à suas propriedades físicas e químicas, além de contar com a propriedade lubrificante, o que é essencial na manutenção de equipamentos nas plantas industriais. O composto orgânico é obtido a partir de gorduras animais, vegetais, biodiesel e diversos tipos diferentes de óleos de cozinha. É solúvel em água e é higroscópica, o que significa que esse suprimento industrial pode absorver facilmente a água em estado líquido ou em vapor em seu ambiente circundante. Por ser tão eficaz em manter a umidade adequada ao ambiente, a glicerina líquida pode ser aplicada em receitas de loções e lubrificantes industriais. É também um componente essencial em muitos xaropes para tosse, laxantes, produtos de cabelo e sabonetes, entre muitos outros produtos comerciais.

Em seu estado normal, a glicerina líquida é um gel incolor, sendo comumente utilizada em laboratórios de alimentos como um tipo de produto conservante em coberturas de bolos. Alguns cozinheiros e os consumidores usam a glicerina como um substituto para o açúcar de mesa, pois é tão doce que a sacarose, mas com menos calorias por porção. A glicerina líquida também é higroscópica, ou seja, ajuda a preservar a umidade em diferentes produtos alimentares, incluindo bolos e sorvetes. O composto é também um conservante de frutas bastante eficaz, pois evita que as frutas soltem excesso de água.

Glicerina líquida A glicerina conta com a capacidade de absorver e reter a umidade, e isso a torna perfeita para uso em muitos produtos de beleza. Pode deixar a pele seca e irritada em seu estado natural, mas ajuda a manter a pele macia e saudável quando diluída em água e outros produtos químicos. Muitos sabonetes, géis de cabelo, cremes esfoliantes faciais, loções e cremes de barbear são feitos à base de glicerina líquida. Xampus e condicionadores também contêm a substância, além dos cremes dentais e enxaguantes bucais.

Vários produtos de saúde utilizam glicerina líquida pelo seu poder anti-séptico natural e por suas qualidades de lubrificação. É especialmente útil em xaropes para tosse e expectorantes, ajudando a acalmar as dores de garganta. Muitos comprimidos administrados oralmente são compostos parcialmente de glicerina, a fim de auxiliar a engolir os comprimidos e permitir que as substâncias sejam liberadas rapidamente.

A glicerina tem muitas aplicações industriais importantes também. Muitas fábricas e empresas aproveitam as propriedades da glicerina líquida como um lubrificante independente para a parte hidráulica e para as engrenagens mecânicas. As vantagens da glicerina líquida na indústria também são aplicadas na produção de tintas aquarela, tintas de impressão e de cosméticos. Além disso, algumas empresas de energia alternativa fazem proveito deste composto químico valioso na produção de combustível de hidrogênio e etanol.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password