Dicas para a instalação de revestimentos e pisos

Dicas para a instalação de revestimentos e pisosA instalação de revestimentos e pisos pode ser um projeto simples ou complicado, dependendo do tipo de material utilizado e da experiência, assim como da criatividade, da empresa ou profissional responsável pelo trabalho. O passo mais complicado, e importante, de instalação dos pisos e revestimentos está na preparação da base do chão antes que a instalação comece verdadeiramente. No caso de um projeto de remodelação de pisos e acabamentos, será preciso remover o revestimento do pavimento antigo e realizar uma checagem completa para saber se a base está em boas condições. Se é uma construção nova, esse processo não será tão importante.

Em caso de o chão apresentar algum tipo de desnível, o ideal é nivelar todo o piso com o material mais adequado, que deverá ser indicado pelo profissional que irá fazer a instalação dos revestimentos em casas ou escritórios. Isso porque o revestimento de azulejos, por exemplo, pode rachar e se quebrar em um piso irregular. Os revestimentos para pavimentos de vinil são mais tolerantes à irregularidade no chão, contudo, o resultado final será bem mais bonito com o piso totalmente plano. Mais uma vez é bom lembrar que a sub-base preparada com cuidado é o passo mais importante no processo de instalação do revestimento.

Colocação de pisoAntes de começar a colocação do piso é necessário medir cuidadosamente. Alguns tipos de revestimento, particularmente os feitos de materiais naturais como madeira e telhas, têm ligeiras variações de cor, mesmo que sejam do mesmo padrão ou estilo. A compra de todo o material para a instalação do revestimento de uma só vez possibilitado a não-mistura dos materiais, de modo que não haverá uma mudança perceptível nas cores do piso.

O processo de fixação do piso para a sub-base é diferente, dependendo do tipo de piso empregado. Os modelos de pisos vinílicos são aplicados ao piso com muita facilidade, além disso, apresentam a vantagem de serem antiderrapantes e fáceis de lavar. Já os pisos de cerâmica e porcelana são colocados no chão com uso de argamassa. Os pisos e revestimentos em madeira são montados no chão e presos apenas nas bordas com peças especiais. O piso laminado, muitas vezes usa um sistema de encaixe, onde cada peça do piso é conectado à peça adjacente e não na sub-base.

Independentemente do tipo de revestimento selecionado, não há nada melhor do que seguir as instruções dos fabricantes de pisos e revestimentos para a instalação adequada desses tipos de material de construção. O fabricante tem o dever de informar de qual tipo de material é feito o piso e como ele deve ser montado e cuidado após sua instalação. É importante lembrar que as indicações de manutenção dos pisos e revestimentos por parte dos fabricantes ajudam a garantir a qualidade, a beleza e a durabilidade do piso por mais tempo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password