Características do ácido hipoclorídrico

Características do ácido hipoclorídricoO ácido hipoclorídrico é um ácido fraco que só pode ser produzido em solução, pois é altamente instável quando isolado em forma pura. Há uma série de utilizações para este produto químico, a maioria se aproveita de suas fortes propriedades oxidantes, que permitem que este suprimento seja utilizado como branqueador e desinfetante, entre muitas outras coisas. Vários fabricantes de ácido hipoclorídrico produzem esse composto e o colocam à venda destinada às indústrias e aos consumidores comuns, especialmente para a limpeza doméstica.

A fórmula química desse composto é HCIO. É classicamente obtido pela dissolução do cloro na água, embora também possa ser obtido pela reação do cloro com o mercúrio (II), criando uma forma pura, que é de cor verde-amarelada. O “cloro” é um produto bastante comercializado como desinfetantes, especialmente para os sistemas utilizados para o abastecimento de água. O ácido hipoclorídrico tem a capacidade de matar microorganismos indesejáveis na água, além dos invasores microbianos.

Embora este composto possa ser muito útil em várias aplicações, incluindo limpeza e esterilização de ambientes clínicos, industriais e domésticos, ele também pode ser perigoso em determinadas configurações. É tóxico para pessoas e animais e não deve ser ingerido em hipótese alguma. Esse tipo de ácido também causa irritação na pele e danos aos olhos, e as pessoas devem ter cuidados especiais, inclusive de uso de óculos de proteção ao trabalharem com o ácido hipoclorídrico para evitar respingos.

No branqueamento, o ácido hipoclorídrico oxida os agentes que causam as manchas. Este forte poder de oxidação também pode fazer do produto químico algo muito perigoso, devido aos riscos de explosões em determinadas configurações. A adição de outros ácidos a uma solução de ácido hipoclorídrico irá precipitar esse processo, tornando a mistura instável, liberando gás cloro e, potencialmente, causando uma reação química explosiva.

Na desinfecção, uma solução com um nível de pH em torno de 5-6 normalmente é o ideal. O composto precisa ser tratado com cuidado, pois pode liberar gás cloro perigoso se for misturado com produtos químicos errados. O gás de cloro provoca problemas de saúde importantes, levante até mesmo à morte, especialmente em um espaço que é mal ventilado, o que é uma razão pela qual é desaconselhável misturar produtos químicos domésticos de forma aleatória.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password