Bombas submersíveis e suas aplicaçõesA bomba submersível é um tipo de bomba com um dispositivo fechado hermeticamente, que opera pressionando, ao invés de puxar, a água durante o processo de bombeamento. É capaz de funcionar dessa maneira, porque, como o nome sugere, a bomba está totalmente submersa no líquido a ser bombeado. Isso permite que a bomba seja baixada em um buraco fundo para o bombeamento necessário sem que ocorram problemas como a cavitação da bomba, que pode danificar as partes móveis através do desenvolvimento de bolhas de vapor. As bombas submersíveis são usadas em uma ampla variedade de aplicações de uso comercial e industrial.

Projeto da bomba submersível

As bombas submersíveis podem apresentar uma única etapa ou múltiplos estágios. Cada estágio consiste de um motor em uma embalagem fechada com selos mecânicos para evitar fugas. O motor é conectado a um cabo que gera energia para o funcionamento do motor e da carcaça estende-se a uma espécie de tubo ou mangueira que conduz à superfície. As bombas submersíveis podem ser conectadas a vários tipos de tubos, mangueiras flexíveis ou fios, dependendo do trabalho e do líquido a ser bombeado.

O corpo da bomba submersível pode ser composto de diferentes tipos de metais, como o cromo ou aço inoxidável, ou polímeros. O aspecto mais importante da caixa é que seja hermeticamente fechada. Se algum líquido fugir para a carcaça, o motor pode facilmente entrar em curto o que representa elevados custos de reparos. Algumas coberturas são equipadas com selos mecânicos duplos para serem usadas em postos de trabalho árduo. O cabo de alimentação do motor é geralmente de 50 pés em aplicações de uso comercial e pode ser muito mais longo em situações industriais de maior escala, tais como poços de petróleo. Muitas coberturas são afixadas com um interruptor de bóia, que ativa automaticamente o motor quando a bomba está completamente submersa.

Bombas submersívesAs bombas submersíveis vêm em diferentes dosagens, tanto na velocidade de uso como no bombeamento de energia. A maioria das bombas submersíveis é classificada como eficaz para uma ampla variedade de líquidos, mas os líquidos viscosos em profundidades maiores apresentam problemas necessitando de bombas de pressão mais forte para a função apropriada. Além disso, em alguns postos de trabalho podem aparecer pedaços aleatórios de detritos sólidos e resíduos no estado líquido, para tanto é importante a avaliação na escolha de uma bomba submersível capaz de lidar com detritos sólidos. Geralmente, uma bomba submersível capaz de manuseio de sólidos contará com um agitador ou um orifício de pulverização onde serão misturadas as partículas sólidas ao líquido facilitando o bombeamento da máquina para fora da terra.

Função da bomba submersível

Muitas bombas submersíveis operam sob o princípio de bombeamento elétrico submersível (ESP). Isto é conseguido pela redução da pressão do fluxo, o que aumenta a pressão no fundo do poço em que a bomba submersível fica. O motor de um sistema ESP também é projetado para funcionar em altas temperaturas (até 149 graus Celsius) e altas pressões, por isso é utilizado em situações onde são muito comuns os poços profundos, tais como poços de petróleo. Ele pode ter um alto custo para ser executado porque requerem cabos de eletricidade especiais. O uso elétrico é muito maior do que outros motores de bombas submersíveis e as funções da bomba em tolerância apertada que não é permitida para materiais sólidos e areia.

Veja o indicador de empresas relacionado a outros tipos bombas:

Bombas a vácuo

Bombas centrífugas

Bombas dosadoras

Bombas hidráulicas

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos