Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Válvulas pneumáticas de controle de fluxo e pressão

Tipos mais comuns de válvulas pneumáticas de controle de fluxo e pressão

Mais notícias relacionadas a máquinas & equipamentos:

Valor Global Máquinas inaugura nova loja em SP
Sede na capital paulista terá equipamentos e peças em estoque para reforçar atendimento em pós-venda.


Máquina cinco eixos da Okuma é premiada no Japão
Equipamento é usado para usinagem de peças complexas para indústrias como aeroespacial e energia.


O que é um compressor scroll
Dispositivo consiste em duas seções em espiral e é usado em sistemas de ar condicionado ...


Válvulas pneumáticasVálvulas pneumáticas circulam o ar ao longo de um grande sistema pneumático permitindo ou inibindo o fluxo de ar sob pressão, cuja força é então utilizada para alimentar um dispositivo. Como as válvulas podem ter diferentes números de entradas de ar, criando diferentes padrões de escoamento, as válvulas são classificadas de acordo com o número de portas que elas possuem e os caminhos de fluxo que elas criam. Além disso, como podem mover o ar de várias maneiras elas podem se adequar a uma variedade de aplicações. Com exceção das válvulas direcionais comuns, existem mais válvulas que se destinam a servir a fins específicos, como o regulador de pressão, válvulas tipo regulador de ventilação e válvulas de agulha. As válvulas de pressão e ventilação ajudam no controle de pressão, enquanto válvulas de agulha ajudam a controlar o fluxo dentro de um sistema pneumático.

Reguladores de pressão

Um regulador de pressão é responsável por prevenir a oscilação de pressão e por controlar a pressão, pois é percorrido através de um atuador ou em outra parte de um sistema pneumático. A fim de manter a pressão de ar dentro de uma faixa de pressão adequada, ela deve ser definida suficientemente baixa para que possa oscilar entre 3 e 5 psi, sem alterar os requisitos de sistema mínimos e máximos da pressão. Em certas aplicações, uma válvula reguladora de pressão deve garantir que se mantenha a pressão do ar de saída em uma constante, independentemente das mudanças na pressão em pontos no início do sistema e mudanças no fluxo. Outras aplicações requerem reguladores de pressão para reduzir a pressão para que o ar não seja desperdiçado enquanto atende as exigências de pressão de base do dispositivo.

Os reguladores de pressão funcionam com sensores para monitorar a pressão à medida que expande enquanto se move através de um sistema pneumático. Uma vez que a pressão atinge o nível máximo de expansão, um sensor é acionado pela pressão alta, que envia sinal de volta para a válvula de pressão fechar, assim, há o corte de pressão. Como resultado das válvulas de pressão de abertura e de encerramento, em resposta aos níveis de pressão, a pressão é mantida a um nível relativamente constante, uma vez que atinge o atuador ou outro dispositivo pneumático.

Reguladores de ventilação

Válvula pneumáticaUm regulador de ventilação funciona do mesmo do jeito e quase da mesma maneira como um regulador de pressão, mas também atua como uma pequena válvula de escape para ajudar a manter um equilíbrio constante de pressão permitindo que parte da pressão saia. Há duas maneiras para que o excesso de pressão possa ser libertado: um sistema de esvaziamento interno ou um sistema de esvaziamento externo. Em um sistema de esvaziamento interno em um regulador de ventilação simplesmente reenvia a pressão adicional. Em um sistema de esvaziamento externo uma ventilação regular permite que o excesso de pressão saia completamente do sistema. No entanto, este tipo de sistema de ventilação não é indicado para uso com sistemas com grande fluxo, pois grandes volumes de ar não podem ser liberados através de um regulador de ventilação. Além disso, ao invés de deixar a pressão de expansão, um regulador tipo de ventilação, monitora a pressão para assegurar que ela permaneça em um nível abaixo daquele que incorpora o sistema pneumático e passa através do regulador de ventilação.

Válvula agulha

Válvulas agulha são utilizadas para ajudar o controle do fluxo limitando a quantidade de ar permitida. A fim de restringir o fluxo, a válvula possui um componente de ajuste que é colocado de forma a impedir que um atuador ou outro dispositivo libere mais ar do que o sistema pode suportar em um dado momento, ajudando assim a manter um fluxo constante. O componente ajustável se assemelha a uma agulha, que pode ser parafusado no local para bloquear o atuador. Como resultado de uma válvula de agulha apertada, o fluxo de ar não só diminui, mas faz uma reserva dentro do atuador, inibindo a formação de mais pressão por causa do aumento da resistência. Uma válvula de agulha pode ser usada para inverter o fluxo de um sistema ou para manter uma taxa de fluxo constante.

As válvulas pneumáticas fazem parte de um conjunto de componentes responsáveis pelo controle da pressão, taxa e quantidade de ar que se move através de um sistema pneumático. Os sistemas pneumáticos, que dependem da força do ar comprimido para transmissão de potência, podem ser encontrados em inúmeras aplicações industriais, de ferramentas de poder de pressão pneumática a motores diesel. Baseado em outros componentes dentro de uma determinada aplicação e do tipo de sistema pneumático usado, um dos vários tipos de válvulas pneumáticas podem ser encontradas no centro do dispositivo. As válvulas de controle direcionais, aquelas que controlam o sentido do fluxo do ar e inibem a passagem de todos juntos, são uma grande classe de válvulas pneumáticas que abrigam múltiplas variantes.

Válvulas de controle funcional direcional

Muitas válvulas de controle pneumáticas funcionais direcionais são classificadas com base no número de entrada e de saída que possuem, o número de caminhos de fluxos que criam, e o mecanismo pelo qual as portas são abertas e fechadas.

Válvula direcional em dois sentidos

A válvula direcional de dois sentidos passa o ar em duas direções, através de duas portas que podem ser abertas ou fechadas. Se as portas da válvula estão fechadas nenhum ar pode fluir através delas. Se as portas estão abertas, o ar pode passar pela primeira porta através da válvula e através da segunda porta ou na direção oposta.

Válvula direcional de três vias

Uma válvula direcional de três vias tem três portas, cada uma delas tem uma finalidade diferente. A primeira porta é utilizada para ligar a válvula a um atuador ou a outro dispositivo. A segunda porta é conectada a um fluxo de ar. A terceira porta é usada como um escape de saída. Quando a primeira e a segunda portas estão abertas e a terceira é fechada, o ar se move através da válvula para o dispositivo. Quando a primeira e a terceira porta estão abertas e a segunda porta está fechada, o atuador pode exalar gases de escape. As válvulas de três vias estão frequentemente ligadas a atuadores nos cilindros, ou usados em pares e ligados a cilindros de dupla ação.

Válvula direcional de quatro vias

Uma válvula de quatro vias possui quatro portas distintas, duas das quais se conectam com os atuadores, uma que se conecta ao fluxo de ar pressurizado, e uma que serve como uma via de escape. Elas estão entre os tipos mais comuns de válvulas encontradas em sistemas pneumáticos, pois os quatro caminhos distintos permitem que a válvula efetivamente reverta o movimento de um motor ou cilindro de base. Uma porta adicional é adicionada às vezes em uma válvula de quatro vias, tornando-se uma de cinco portas. Uma válvula de quatro vias com uma porta adicional é freqüentemente usada para fornecer pressão dupla, ou seja, a válvula pode aplicar um dos dois tipos de pressão e alternar entre os dois, dependendo do que o aplicativo requer. Alternativamente, a válvula pode usar a outra porta como um derivado de escape.

Mola de compensação

Esse tipo de classificação refere-se à válvula pneumática da maneira que direção do fluxo de ar é ligado. Por exemplo, em uma válvula direcional de duas vias, a válvula pode ser aberta (o fluxo de ar é permitido) ou fechada (o fluxo de ar é impedido). No fim de cada porta para assumir uma posição aberta ou fechada, um atuador move um carretel da válvula na posição. Para liberar o carretel da válvula e voltar à válvula pneumática para sua posição anterior, uma mola solta o carretel. A dois sentidos da válvula direcional que funcionam dessa maneira também são chamados de válvula de mola de compensação.

Estado de repouso: aberto / fechado

Nos dois sentidos das válvulas direcionais de mola de compensação, há duas posições que podem assumir quando o atuador conectado não está ativo: aberta ou fechada. Em dispositivos onde uma posição de repouso aberta é normal, o ar se move livremente através da válvula. Em estado de repouso fechado, o fluxo de ar é bloqueado. Nas válvulas de três vias, uma porta está sempre aberta. Em tais casos, um estado de repouso fechado geralmente resulta em bloquear a porta do fluxo de ar, assim a pressão não se moverá a menos que o dispositivo seja ligado

Veja o indicador de empresas relacionado a válvulas:

Válvulas borboleta           Válvulas de esfera

Válvulas de retenção      Válvulas diafragma

Válvulas hidráulicas        Válvulas solenóides

Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a máquinas & equipamentos:

O que é uma chave de rodas

A chave de rodas é uma ferramenta concebida para remover as porcas da roda de um veículo. Muitas vezes referida como uma chave de macaco ou uma chave de tal ...
Válvula bico de pato

A válvula bico de pato é um componente de canalizações utilizado para controlar o fluxo de água ou outros líquidos no interior de um tubo. Estas válvulas ...
Características de uma chave de macaco

A chave de macaco é um tipo de chave de mão de tamanho ajustável que foi muito usado durante o século 19. Desde então, este estilo de ...
Como funciona uma chave ajustável

Uma chave ajustável é uma chave que pode ser ajustada para diferentes configurações, geralmente em relação ao tamanho, para se encaixar numa variedade de porcas hexagonais. A chave ...
Chave de impacto

Uma chave de impacto é ferramenta usada para apertar ou desapertar um parafuso de pressão utilizando um martelo, o qual é convertido num movimento de torção no interior da ferramenta ...
Lixadeira de drywall

A lixadeira de drywall é usada para suavizar a areia e o composto reboco utilizado na instalação de drywall. A tarefa de lixar drywall é um dos aspectos mais frustrantes e ...
Usos de uma plaina roteadora

O termo “plaina roteadora” pode ser utilizado para descrever um dos dois tipos de ferramentas elétricas para trabalhar madeira. Ambos são usados para aplainar a superfície do ...

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google