Reflectômetro como instrumento de medição

Reflectômetro como instrumento de mediçãoUm reflectômetro, também conhecido como um espectrofotômetro, é um instrumento óptico utilizado para medir a intensidade da luz através de uma solução ou um objeto em função do comprimento de onda da luz. Esses aparelhos são tipicamente usados para medir a reflexão de uma solução particular, objeto de vidro ou gás. Os reflectômetros também medem a difusividade de luz para cada um dos intervalos de comprimento de onda conhecido.

Há duas partes diferentes de um reflectômetro totalmente funcionais – o espectrômetro e o fotômetro. O espectrômetro produz luz de qualquer comprimento de onda e o fotômetro registra a intensidade da luz. Para usar o instrumento, o objeto de estes é colocado entre a viga e o espectrômetro e do fotômetro. A intensidade da luz é absorvida pelo fotômetro, que envia um sinal de tensão para um galvanômetro, um dispositivo usado para mostrar os resultados científicos. Como a quantidade de luz absorvida pela solução muda, o sinal de tensão vai mudar.

ReflectômetroEm reflectometria ótica, é possível encontrar a relação proporcional entre a concentração de soluto, a intensidade da luz do aparelho. A intensidade da luz transmitida através de uma solução mista, isto é, um soluto de cor, é igual à intensidade da luz transmitida através do solvente puro, multiplicada por dez para o poder negativo da concentração da solução mista. Esta equação proporcional é comumente conhecida como lei de Beer, um princípio importante no campo da espectroscopia e absorção de luz.

Dentro das indústrias e dos laboratórios de ensino, muitos tipos diferentes de reflectômetros são usados. Um tipo de reflectômetro que é freqüentemente empregado na área acadêmica é o chamado Spectronic ™ 20. Para utilizá-lo, o instrumento de medição é aquecido cerca de 15 minutos antes de usar. Em seguida, o comprimento de onda desejado é definido. Para comprimentos de onda nas faixas mais afastadas, instrumentos especiais de controle devem ser aproveitados para analisar com precisão a amostra da luz.

Uma vez que o comprimento de onda foi definido, o reflectômetro é zerado a fim de garantir os resultados espectrofotométricos mais precisos. Em seguida, o tubo de exploração é limpo e a amostra é colocada dentro do tubo. O botão de controle de luz é zerado na escala de absorbância. Antes de realizar testes em soluções desejadas, os cientistas costumam fazer testes com uma solução de referência para fornecer um parâmetro aos futuros resultados. Quando a solução de referência foi testada, a recalibração pode ser feita e os verdadeiros testes podem começar.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password