Desengraxante ultrassônico na indústriaUm desengraxante ultrassônico recebe energia emitida a partir de um transdutor para quebrar gorduras e outros contaminantes em uma peça. Os transdutores de ultrassom desengraxantes emitem um sinal eletromagnético de rádio frequência (RF) de aproximadamente 30 quilohertz (kHz), o que resulta em uma vibração mecânica chamada de cavitação de contaminantes. No setor industrial, um desengraxante ultrassônico é geralmente incorporado aos desengraxantes a vapor.

Como um desengraxante ultrassônico é um suprimento eficiente na limpeza de peças difíceis de desengordurar, especialmente utilizando-se outros métodos, esse produto é agora amplamente utilizado para certas aplicações, que vão desde a limpeza de uma lente de vidro ao desengorduramento de peças de automóveis. Os materiais porosos tais como o bronze são especialmente mais complicados de limpar com outros produtos desengraxantes de metal convencionais. Um solvente desengraxante só tende a deixar os contaminantes presentes nos poros e fendas das peças, o que um desengraxante ultrassônico automotivo pode limpar eficazmente.

Para fazer uma limpeza ultrassônica, além do desengraxante ultrassônico industrial, é preciso utilizar algumas peças básicas, como um gerador de sinal, um transdutor e um tanque. Muitos produtos desengordurantes são integrados em um processo de limpeza com solventes, componentes como filtros e secadores. O uso de todos esses componentes irá variar, dependendo das necessidades do uso do desengraxante. Os modelos industriais de limpadores podem ser grandes e com vários compartimentos, enquanto os modelos menores para uso pessoal são facilmente portáteis.

Os desengraxantes  industriais de costumam ser aproveitados na limpeza de peças grandes, bem para a limpeza de peças menores, porém, em grandes volumes. Isto envolve peças automotivas, instrumentos dentários e placas de circuito impresso (PCB). Quando utilizado como parte de um sistema solvente de limpeza a vapor, o desengordurante é usado em várias etapas dentro do processo de desengorduramento. As peças são imersas em uma câmara de vapor acima do ponto de ebulição do solvente e ficam sujeitas aos vapores, assim como à energia do transdutor de ultrassom. A combinação de limpeza mecânica através da escavação e a limpeza química do solvente vaporizado geralmente resulta em um método desengordurante altamente satisfatório.

Para muitas peças desengorduradas o uso de vapor combinado com a tecnologia desengordurante ultrassônica, além de um banho de enxágue seguido por uma desidratação por calor, completa o ciclo de limpeza. Para as peças potencialmente lesadas pela imersão em água, o ultrassom pode ser usado sozinho. Desde o reconhecimento dos efeitos nocivos sobre o ambiente dos materiais solventes classificados como solventes que destroem a camada de ozônio, as máquinas industriais de desengorduramento foram projetadas para trabalhar com um tipo de solvente que é ecologicamente correto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais